Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
18/07/2023 às 14h09min - Atualizada em 18/07/2023 às 14h09min

Aumento no imposto federal pode chegar a 28%

Coluna de opinião do jornal impresso

Na semana passada escrevi sobre a reforma tributária, agora pego trechos de várias notícias em alguns dos maiores jornais do país. A reforma tributária é necessária, mas da maneira que está sendo apresentada, vai sangrar o os bolsos do brasileiro, especialmente das classes mais baixas.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que a alíquota do novo imposto criado pela reforma tributária deve ficar em 28,04%. Nesse patamar, o tributo seria um dos maiores do mundo.
Nesta segunda-feira, dia 17, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, contestou o cálculo e disse que é preciso "olhar as premissas do estudo para não nos assustarmos".
Segundo Haddad, os cálculos do Ipea não levam em consideração fatores como o impacto da reforma tributária sobre a sonegação e evasão fiscal, assim como corte de gastos tributários.
O ministro disse que há "uma série de questões que precisam ser levadas em conta para fixar a alíquota".
"Tem uma transição para ser feita. Nós vamos calibrando isso de acordo com a transição. Então começa em 2026, com uma alíquota baixinha para ver o impacto. É bom ter estudo, não estou criticando, mas é bom olhar as premissas para não nos assustarmos também", declarou.
Segundo a pesquisa do Ipea, as exceções incluídas no texto da reforma para alguns setores podem levar a uma redução no crescimento esperado para a economia brasileira. Para Haddad, o "alerta" do estudo é bom.
No cenário do texto original da reforma tributária, o crescimento extra esperado na economia era de 5,75% até 2036. Com as mudanças promovidas pelo grupo de trabalho da reforma, o impacto cai para 2,39%.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90