Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
30/09/2023 às 09h30min - Atualizada em 30/09/2023 às 09h30min

Reagindo melhor as emoções

A saúde mental está relacionada a forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e como concilia as ideias e emoções

Redação
Para uma melhor saúde mental é importante conhecer a si mesmo, realizar exercícios, se alimentar bem, dividir a vida com pessoas que agregam, permitir relaxar. (Foto: Divulgação)
Muito se fala sobre ter saúde mental, qualidade de vida e encontrar um ponto de equilíbrio na rotina diária. Segundo a psicóloga Ana Alberti que atende em Guarujá do Sul e São José do Cedro, o corpo e a mente formam uma unidade. A saúde mental está ligada a bons hábitos, boa alimentação, atividades físicas, boas relações e cuidar dos sentimentos e emoções.
Ter saúde mental não significa viver uma vida sem problemas, “viver uma vida sem experimentar sentimentos ruins é impossível”, relata Ana. Saúde mental está relacionada à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e como concilia as ideias e emoções.
Segundo Ana, as redes sociais são uma ótima ferramenta, se souber ser bem utilizada. Em alguns casos ela pode ajudar, com uma rede de informações que tornam-se benefícios para o usuário, ou acabar prejudicando ainda mais uma pessoa ansiosa ou deprimida, afinal nem tudo o que está nas redes sociais é a realidade, dessa forma pode causar algumas comparações que prejudicam a forma como cada indivíduo se visualiza e a forma como valida as suas emoções.
 
Como cuidar da saúde mental
Para ter uma melhor saúde mental, é importante conhecer a si mesmo: o autoconhecimento promove objetivos de vida mais definidos. Manter uma rotina: realizar atividades que proporcionam o bem-estar pessoal. Dormir melhor: dormir é um processo necessário para a manutenção da saúde física e mental. Realizar exercícios e se alimentar bem: essas atividades liberam hormônios importantes para o bem-estar físico e psicológico. Reforçar laços de amizades e familiares que fazem bem: buscar pessoas com quem possa dividir a vida de uma maneira divertida. Controlar o estresse: procure minimizar atividades que promovam estresse, caso não seja possível, mude as atitudes diante delas. Permita-se relaxar: às vezes a autocobrança gera mal-estar, sobrecarga e promove estresse. Desconecte-se: o uso desenfreado das redes sociais pode causar uma perspectiva negativa da nossa qualidade de vida, quando nos comparamos com o que vemos lá.
Ana fala que para uma melhor saúde mental é necessário cuidar de si e dos sentimentos. A vida é agora, não existe uma vida sem sentir e experimentar momentos bons e ruins, compreenda suas vivências, respeite sua história. “Sempre existirá um recomeço, procure ajuda quando precisar”, relata a mesma.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90