Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
10/10/2023 às 17h45min - Atualizada em 10/10/2023 às 17h45min

Imprensa livre = democracia forte

Aqui compartilho o texto de uma colega de profissão, a jornalista Rennata Bianco, que publicou um texto no site: Observatório da Imprensa.
 
O último levantamento realizado pelo Atlas da Notícia, projeto de jornalismo de dados com objetivo de mapear os veículos produtores de notícias, mostra que 26,7 milhões de brasileiros estão sem acesso a notícias sobre o lugar onde vivem. Apesar de uma leve melhora neste indicador, incentivos para ampliar a atuação dos jornalistas se faz necessária e urgente em um país em que a liberdade de imprensa se encontra em baixa e indicadores revelam um nível democrático abaixo do desejável.
Quase metade dos 5.568 municípios brasileiros foram classificados, em 2023, como “desertos de notícias”.
Outro dado relevante mostra que 39 veículos de comunicação foram fechados, totalizando 942 organizações de comunicação encerradas nos últimos anos, no Brasil. Deste número, 532 jornais eram impressos que foram extintos.
O Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa de 2023, do Repórteres sem Fronteiras, que compara a falta de liberdade dos jornalistas e meios de comunicação a pressões políticas e econômicas em 180 países, mostrou que o Brasil subiu 18 posições, porém ainda está em 92º lugar, revelando que ainda estamos longe de sermos um estado democrático de direito que respeita o jornalismo como ferramenta de fiscalização dos poderes.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90