Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
20/10/2023 às 17h45min - Atualizada em 20/10/2023 às 17h45min

O perigo dos alimentos ultraprocessados

Com excesso de sódio, açúcares e gordura, consumir diariamente esses alimentos acarreta em doenças cardíacas e até mesmo desnutrição

Redação
Biscoitos, sorvetes, sopas e macarrão instantâneos, salgadinhos, refrigerantes, maionese e outros molhos prontos devem ser evitados. (Foto: imagem ilustrativa)
Anualmente o consumo de alimentos ultraprocessados aumenta. Proporcionalmente, crescem os índices de obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol e deficiência nutricional (anemia) da população. Com um dia-dia cada vez mais agitado, as pessoas optam pelo que é mais prático, rápido e fácil de ser consumido. Conforme a nutricionista anchietense, Aline Giacometti, os ultraprocessados passam a ser a opção adotada pelas pessoas, pois são alimentos de fácil acesso, formulados e embalados para serem consumidos sem necessidade de qualquer preparação, a qualquer hora e em qualquer lugar.
 
O que são ultraprocessados?
São alimentos ultraprocessados os biscoitos, sorvetes, barras de cereais, sopas e macarrão instantâneos, salgadinhos, refrigerantes, achocolatados, iogurtes e bebidas lácteas adoçadas, caldos com sabor carne, frango ou de legumes, maionese e outros molhos prontos, produtos congelados e prontos para consumo como massas, pizzas, hambúrgueres, nuggets e salsichas. 
“Segundo o Guia Alimentar da população brasileira os alimentos ultraprocessados são formulações industriais feitas inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleo, gordura, açúcar, amido e proteína), derivados de constituintes de alimentos (gorduras hidrogenadas e amidos modificados) ou sintetizadas em laboratórios (corantes, aromatizantes e conservantes)”, explica Aline.
Essas formulações industriais são feitas tipicamente com cinco ou mais ingredientes e, em geral, são pobres nutricionalmente e ricos em calorias, açúcar, gorduras, sal e aditivos químicos, com sabor realçado e maior prazo de validade.
Esses alimentos ainda podem ser classificados em processados e minimamente processados. Conforme Aline, processado são alimentos com adição de sal, açúcar ou outra substância ou ingrediente culinário para torná-lo mais agradável ao paladar. Já os alimentos minimamente processados são alimentos in natura que sofreram algum tipo de processamento como moagem, no caso do trigo e do milho, lavagem e embalagem, como frutas e verduras.
 
Alimentos in natura
Alimentos in natura são alimentos obtidos diretamente de plantas ou animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza, como por exemplo a mandioca, feijão, arroz, as frutas e verduras. “Geralmente nas refeições que produzimos em casa, utilizamos como base os alimentos in natura ou minimamente processados, por isso eles são mais saudáveis”, ressalta a nutricionista.
Para manter a saúde em dia, Aline reforça que os alimentos ultraprocessados devem ser evitados, é preferível consumir alimentos in natura, ou minimamente processados. “O consumo diário dos ultraprocessados, em qualquer faixa etária, está associado à anemia, ao excesso de peso e a alergias alimentares, principalmente quando temos acesso a esses produtos antes dos dois anos de idade. Alimentos ultraprocessados contém muitas calorias, excesso de açúcares e gorduras, alto teor de sódio devido a grandes quantidades de sal adicionado a esses alimentos, o que acarreta vários tipos de doenças já citadas”.
Manter uma alimentação saudável ao longo da vida, evita não só a má nutrição em todas as suas formas, como evita danos futuros à saúde. Aline afirma que sempre é hora de se alimentar corretamente, seguindo as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira, em caso de dúvidas, é sempre válido procurar orientação segura sobre alimentação com profissionais qualificados.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90