Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
14/11/2023 às 11h20min - Atualizada em 14/11/2023 às 11h20min

Importância da EPAGRI para os agricultores da região

A EPAGRI foi criada em 1991 com a fusão da EMPASC e ACARESC e tem como missão levar conhecimento e tecnologia para o desenvolvimento sustentável do meio rural

Região
Da redação
ASO/Igor Vissotto
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. A EPAGRI é dividida por regiões para melhor atender os municípios. Fazem parte da regional em São Miguel do Oeste 18 municípios."Eentre eles está Palma Sola, Anchieta Guarujá do Sul e São José do Cedro”, relata o gerente regional da EPAGRI de São Miguel do Oeste, Sidinei Egon Simon.
“A EPAGRI disponibiliza profissionais através de convênios com os municípios. Para alguns municípios é difícil fazer uma contratação própria, por isso disponibilizamos profissionais. Atualmente contamos com 4,6 mil colaboradores e em torno de 1,6 mil funcionários e servidores, muitos desses, especialistas em áreas específicas, como é o caso daqui de Palma Sola”, relata Sidinei.
Em 1991 a EPAGRI foi criada com o objetivo de juntar o trabalho da EMPASC (Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária) e ACARESC (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina), em uma só: “O governador da época, [Vilson Pedro Kleinübing] optou por difundir as duas em uma só”, informa Sidinei.
A EMPASC era responsável por fazer as pesquisas de como seria a melhor maneira de realizar o plantio e o cultivo. A ACARESC era responsável pela extensão, ou seja, depois da pesquisa já estar desenvolvida era levada a tecnologia até o agricultor. “A pesquisa é que faz o trabalho inicial e depois é feita a extensão, que é chegar lá na ponta, levar os frutos da pesquisa até o agricultor”, explica o gerente regional da EPAGRI.
A missão da empresa é levar conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade. Os principais objetivos são promover a preservação, recuperação, conservação e utilização sustentável dos recursos naturais. Buscar a competitividade da agricultura catarinense frente a mercados globalizados, adequando os produtos às exigências dos consumidores. Promover a melhoria da qualidade de vida do meio rural e pesqueiro.
 
Germinado na pesquisa e estendido à região
Mesmo após a fusão a empresa manteve os centros de pesquisas específicos. O centro de pesquisa mais próximo a região do Extremo Oeste fica em Chapecó, lá são são realizados trabalhos de pesquisa de sementes, variedades, e tudo que possa melhorar a produtividade na agricultura. Por razões de mercado a atuação da Epagri é mais contundente junto a agricultura familiar.
Sidinei relata exemplos de algumas extensões que foram germinadas em laboratórios de pesquisa. Ele conta que antigamente tinham cultivados de milhos e atualmente eles são híbridos: “Os milhos inicialmente eram desenvolvidos pela antiga EMPASC, na época nós tínhamos cultivados de milhos. Hoje os milhos são híbridos, são milhos com uma tecnologia diferente daquela que a gente tinha na década de 90”. Outro exemplo é o preparo do solo com capim: “Esses capins são estudados pela EPAGRI”. Sidinei cita outros exemplos de pesquisas: “Estão sendo testados aqui em Palma Sola cultivares de mandioca e temos também cultivares de frutas que são desenvolvidas e testadas aqui no Oeste”, relata Sidinei.
“Existe também a chamada Pesquisa Participativa. Por exemplo, foi realizada uma pesquisa sobre o cultivo de pêssego e todos os testes foram feitos em laboratórios. Nesses testes a cultivar se mostrou promissora, agora o próximo passo é testar junto com o agricultor”, explica ele.
 
Metas de trabalho na região
No ano de 2021 a EPAGRI de Palma Sola realizou um encontro no município com o objetivo de construir um planejamento com base a uma consulta à sociedade: “A gente fez uma consulta com os agricultores, lideranças e sociedade para saber quais eram as atividades que eles gostariam que a EPAGRI trabalhasse no município”, conta Sidinei.
Depois dos pontos abordados no encontro serem analisados, foram definidas cinco metas de trabalho focadas em:
  • Pecuária, produção de leite a base de pastagens perenes: As pastagens perenes não precisam ser semeadas anualmente, desde que sejam bem implantadas e manejadas;
  • Fruticultura e olericultura: A fruticultura é o ramo da agricultura que produz os frutos em geral, com o intuito de comercializar os mesmos. A olericultura abrange a produção de vegetais para consumo alimentar, visa o cultivo sustentável e rotativo de culturas vegetais;
  • Apicultura e a meliponicultura: Apicultura são as abelhas com ferrão. A meliponicultura são as abelhas sem ferrão;
  • Gestão de negócios de mercados: A agregação de valor do alimento produzido pelo agricultor;
  • Capital humano e social: Trabalho focado na sucessão familiar, jovens e mulheres.
 
EPAGRI na região
Como a EPAGRI tem convênio com os municípios do Extremo Oeste, alguns dos espaços são alugados pela prefeitura, outros são espaços próprios. Confira quem são os profissionais e a qual região os municípios de Palma Sola, Campo Erê, Anchieta, Guarujá do Sul e São José do Cedro fazem parte:
•   Palma Sola: Faz parte da região do Extremo Oeste Catarinense, com regional em São Miguel do Oeste. A empresa disponibiliza ao município dois extensionistas rurais, sendo eles: Marcos Alcides Furlan e Vanessa Ramos, e uma auxiliar administrativo, Maria Salete Menegassi.
•   Campo Erê: Faz parte da região do Oeste Catarinense, com regional em Chapecó. A empresa disponibiliza ao município dois extensionistas rurais, sendo eles: Claudir Gilioli e Laerton Basilio Holdefer, e a auxiliar administrativo, Maria Genice Haefliger Gilioli.
•   Anchieta: Faz parte da região do Extremo Oeste Catarinense, com regional em São Miguel do Oeste. A empresa disponibiliza ao município dois extensionistas rurais, sendo eles: Ivan José Canci e Jacir Francisco Strapazzon, e um auxiliar administrativo, Roselene Contini.
•   Guarujá do Sul: Faz parte da região do Extremo Oeste Catarinense, com regional em São Miguel do Oeste. A empresa disponibiliza ao município um extensionista rural, Leonir Dilly e um extensionista social, Diandra Paula Andreolla.
•   São José do Cedro: Faz parte da região do Extremo Oeste Catarinense, com regional em São Miguel do Oeste. A empresa disponibiliza ao município um extensionista rural, Cleiton Leonardo Furlanetto, um extensionista social Rejane Luiza Gregianin Rigo e um auxiliar administrativo, Sirlei Maria Vendruscolo.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90