Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
23/01/2024 às 15h00min - Atualizada em 23/01/2024 às 15h00min

“Neurocientistas substituirão psicólogos”

A afirmação é do astrofísico, escritor e apresentador Neil Degrasse Tyson, a uma entrevista publicada no jornal Estadão. Segue um trecho da entrevista.
O que um alienígena pensaria ao se deparar com os problemas da humanidade? É difícil imaginar a reação desse ser ao ver as pessoas se dividindo pelo gênero, pela cor de pele, pelo que comem, pelas divindades que adoram, pelas pessoas com quem dormem, pelo lado da fronteira em que vivem.
Essa, no entanto, é a premissa que norteia ‘Mensageiro das estrelas: Perspectivas cósmicas sobre a civilização’ (Record), novo livro de Neil DeGrasse Tyson, astrofísico de formação que ganhou notoriedade como divulgador científico, escritor e apresentador de televisão.
Na obra, Tyson discute temas como racismo, misoginia, homofobia, vegetarianismo, guerra, religião e polarização ideológica, mas sempre partindo do que ele chama de “perspectiva cósmica”. Ou seja, tentando se colocar na pele de um observador externo – o tal extraterrestre destituído de preconceitos que usa apenas fatos científicos para raciocinar sobre esses dilemas humanos.
A confiança do astrofísico entre ciência exatas e humanas é tão grande que ele chega a afirmar na entrevista: “Neurocientistas vão tomar o lugar dos psicólogos como os químicos tomaram o lugar dos alquimistas. Eu aguardo ansiosamente esse dia”.
 
Minha opinião
Particularmente eu concordo com o artigo e a afirmação do astrofísico, mas acredito que os psicólogos, de forma geral, não estão prontos para esta conversa.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90