Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
26/01/2024 às 17h45min - Atualizada em 26/01/2024 às 17h45min

Plantio sem terra: o sistema de hidroponia

Ao contrário da maioria das famílias da região, que tiram o sustento da terra, a família Sewald, tira seu sustento da água. Em sua propriedade, eles têm mais 120 mil plantas sendo produzidas através da hidroponia

Redação
Cultivo de agrião e hidroponia. Plantas são colhidas prontas para embalar e entregar. (Foto: Ruthe Kezia)
A hidroponia é um sistema de cultivo onde as plantas crescem em uma solução de água com nutrientes, sem terra. Com um rendimento maior que no sistema convencional, a hidroponia tem ganhado, aos poucos, espaço na região, principalmente no que diz respeito à produção de hortaliças.
Quem trabalha com cultivo em hidroponia há cerca de oito anos, é a família Sewald, de São José do Cedro. A família, que trabalhava com vacas de leite e cultivo de fumo, buscava um novo ofício, quando deu início ao cultivo de hortaliças no sistema convencional. “Estávamos em busca de um novo ramo ligado à agricultura, começamos com as hortaliças para complementar a renda. Hoje plantamos um pouco de milho, mas a renda principal vem do cultivo e da venda das hortaliças”, explica Juliano Sewald, ele e seus irmãos, Edson e Jair, trabalham com os pais Nelson e Lucia, ficando à frente da produção e da entrega das hortaliças.
Após um ano trabalhando com o cultivo convencional, a família partiu para a hidroponia, hoje conta com suas estufas, cada uma tem em média 400 metros de comprimento, são cerca de 120 mil plantas sendo produzidas na propriedade. A família tem no método de hidroponia a produção de alface, rúcula, agrião e temperos, como salsinha e cebolinha.
“Fizemos um investimento bem alto no início, temos quase R$ 1 milhão só em estufas, além do carro para fazer as entregas e os dois funcionários”, informa Juliano. Questionado sobre as principais vantagens da produção hidropônica, ele cita o aumento da produtividade e a menor mão de obra: “No plantio convencional produzimos seis vezes menos e tínhamos mais mão de obra. No estilo convencional a colheita demora mais e trabalhamos mais abaixados, o que não acontece agora, já que as bancadas permitem que a gente trabalhe em pé”, afirma.
Existem dois principais métodos de cultivo dentro da hidroponia: o sistema aberto e o sistema fechado. A família Sewald trabalha com o sistema de circulação aberto. Nesse sistema, há um tanque com soluções nutritivas (água e fertilizantes); canais de cultivo, na maioria das vezes canos de PVC e bombas que promovem a circulação da solução nutritiva dentro dos canos. Nos canos existem buracos, onde as mudas de hortaliças são alocadas. As mudas permanecem nos canos até o momento da colheita.
“A água fica girando dentro dos canos. Aqui temos um timer e a cada 15 minutos a bomba é acionada e a água bombeada. A planta consome essa água para crescer, em um dia quente, uma bancada consome entre 400 e 500 litros de água. Para suprir a necessidade de água, nós temos uma fonte modelo caxambu da propriedade, toda a água consumida vem dela”, explica Juliano.
Conforme ele, o ciclo da alface no modelo hidropônico demora de 25 a 30 dias, da rúcula, de 8 a 20 dias, do agrião cerca de 20 dias, os temperos demoram um pouco mais, de 30 a 40 dias. “Na terra esse ciclo demora um pouco mais, uma diferença de cinco dias mais ou menos”, informa.
Outro benefício do cultivo em hidroponia, é em relação às pragas. Não ocorrem perdas por ataques de lagartas e caramujos. “O que nós temos aqui, é que o técnico que presta assistência disse que não vai ter fim, é a tripes, então temos que aprender a lidar com ela”, conta o agricultor.
Em relação aos cuidados no cultivo das hortaliças, Juliano relata que além da adubação, a higiene é muito importante. Antes de cada novo plantio, as bancadas devem ser bem higienizadas. “Geralmente na segunda-feira chegam as mudas, na terça plantamos, na quarta e na quinta temos o serviço fora das estufas. Além disso, todos os dias temos colheita e entrega de hortaliças. São entregues diariamente 900 pés de alface, contando as entregas do agrião, das rúculas e dos temperos, temos 2000 entregas”, informa.
A família entrega as hortaliças nos municípios de Cedro, Guarujá do Sul, Princesa, Guaraciaba e São Miguel do Oeste.
Juliano conclui informando que a produção de hortaliças em hidroponia é um negócio rentável. “Os custos iniciais são altos, por conta do sistema de irrigação e das estufas. Ele exige manutenção das lonas e do sistema para irrigar. Mas é um sistema que se paga fazendo do cultivo em hidroponia um negócio rentável”, conclui Juliano.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90