Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
05/03/2024 às 15h00min - Atualizada em 05/03/2024 às 15h00min

Incentivo a corrupção

Ando acompanhando os grandes jornais impressos do país e estou perplexo com a anulação das punições da Lava Jato. Segundo uma pesquisa do Instituto Quaest 74% dos brasileiros acham que o Supremo Tribunal Federal (STF) incentiva a corrupção ao anular punições da Operação Lava Jato a empresas. A força tarefa da Polícia Federal (PF) completará dez anos no próximo dia 17, em meio a decisões de ministros do STF que revisam a operação, suspendem multas de acordos de leniência firmados com empresas, questionam provas e anulam condenações.
O estudo foi feito pela empresa Quaest para a Genial investimentos e abordou os entrevistados sobre percepções em relação à Lava Jato. Quando perguntados se o STF incentiva a corrupção ao cancelas as punições, 74% doe entrevistados dizem que sim, 14% acham que não e 12% não responderam ou não souberam opinar.
Entre os consultados, a percepção que o STF incentiva a corrupção é maior entre os homens (79%) do que entre as mulheres (70%). Também é maior entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022 (85%) do que entre apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (68%).
Considerando apenas os eleitores que dizem ter votado nulo em 2022, 70% dizem que o STF incentiva a corrupção ao reverter as decisões da Lava Jato.
 
Minha opinião
É lamentável ver estas anulações. Ou você que está lendo esta minha coluna acredita que as empresas e empresários que juntos devolveram mais de R$ 2 bilhões de reais aos cofres públicos não desviaram, lavaram e roubaram dinheiro da Petrobrás. Estes mais de R$ 2 bilhões foram devolvidos desde o início das investigações em 2014.
Eu nunca vi alguém que não deve devolver dinheiro...
 
Política em Anchieta
Dia 15 de março o MDB de Anchieta deve oficializar o nome do comerciante Moacir Piovesan como o pré-candidato a prefeito do município. Pelo que me consta, agora o partido busca um vice nesta chapa, inclusive existe uma corrente defendendo que o PL aponte este nome, assim como há aqueles que negam afirmando que o PL de Anchieta está enraizado com o PT. Mas fato é que no estado de Santa Catarina, assim como no Brasil, PL e PT numa única chapa não pega bem, pelo menos não pega bem do ponto de vista ideológico. Afinal em Anchieta, assim como em Campo Erê o PT é o partido que elegeu o prefeito e prefeita, tendo como base de apoio o PL.
 
Política em Palma Sola
Há poucos dias foi realizada uma reunião política do MDB de Palma Sola, na segunda-feira conversei com o médico Silvio Neugebauer que confirmou ter tirado o seu nome da disputa. Silvio era cotado, dentro e fora do MDB como o principal candidato para as eleições deste ano. A principal corrente política de Palma Sola ainda não tem um nome definido, ruim para o partido do prefeito Kiko e bom para todos aqueles que pleiteiam o cargo.
 
Crítica
Pense bem antes de criticar quem quer que seja o candidato a prefeito, vice-prefeito ou vereador na sua cidade. Pouquíssimas sãos as pessoas com coragem de colocar o nome a disposição, de enfrentar as urnas, ou de deixar seus negócios, seu trabalho para exercer uma função eletiva.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90