22/05/2024 às 16h00min - Atualizada em 22/05/2024 às 16h00min

Prefeitura de Palma Sola distribui Pastagem de Inverno

Devido a baixa oferta de sementes certificadas, o município tem disponível apenas sementes de aveia preta

Além do programa de pastagem de inverno, a Secretaria de Agricultura realiza os programas de distribuição de calcário e de colheita do milho safrinha. (Foto: Divulgação)
O secretário de agricultura de Palma Sola, Claudinei Schein (PP), informa sobre o programa de Pastagem de Inverno. Neste ano, o tradicional programa troca-troca de sementes enfrentou algumas dificuldades, devido a baixa oferta de sementes certificadas o município obteve somente sementes de aveia preta. A entrega dessas sementes começou na última quinta-feira, dia 16.
Os produtores interessados devem fazer a reserva das sementes e retirar o comprovante na Secretaria de Agricultura, efetuar o pagamento em até 30 dias, e posteriormente retirar as sementes na Cooper Palma Sola. O preço é de R$ 5,10 por quilo com R$ 2,55 pagos pelo produtor e o restante pelo município. Cada produtor pode retirar até 150 quilos de semente, o que corresponde a cinco sacos de 30 quilos.
Conforme Claudinei, este ano, não foi possível adquirir sementes de azevém, foram incluídos 3 mil quilos de sementes no pregão eletrônico, mas nenhuma empresa credenciada possuía a semente para entrega, devido à falta de oferta e as condições climáticas adversas do Rio Grande do Sul, um dos principais produtores tanto de aveia quanto de azevém.
Além do programa de pastagem de inverno, a Secretaria está implementando outros programas importantes, como o de distribuição de calcário e da colheita de milho safrinha.
A distribuição de calcário é gratuita, realizada em parceria com o Governo do Estado e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). segundo o secretário de agricultura, até o momento foram entregues 150 toneladas de calcário.
“Para garantir que todos os produtores de silagem realizem a colheita do seu milho no tempo certo e evitar perdas devido a possíveis geadas, nossa equipe, em conjunto com produtores terceirizados, estão focados na colheita do milho safrinha”, afirma Claudinei. 

 
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90