22/05/2024 às 16h00min - Atualizada em 22/05/2024 às 16h00min
Prefeitura de Palma Sola distribui Pastagem de Inverno
Devido a baixa oferta de sementes certificadas, o município tem disponível apenas sementes de aveia preta
Além do programa de pastagem de inverno, a Secretaria de Agricultura realiza os programas de distribuição de calcário e de colheita do milho safrinha. (Foto: Divulgação) O secretário de agricultura de Palma Sola, Claudinei Schein (PP), informa sobre o programa de Pastagem de Inverno. Neste ano, o tradicional programa troca-troca de sementes enfrentou algumas dificuldades, devido a baixa oferta de sementes certificadas o município obteve somente sementes de aveia preta. A entrega dessas sementes começou na última quinta-feira, dia 16.
Os produtores interessados devem fazer a reserva das sementes e retirar o comprovante na Secretaria de Agricultura, efetuar o pagamento em até 30 dias, e posteriormente retirar as sementes na Cooper Palma Sola. O preço é de R$ 5,10 por quilo com R$ 2,55 pagos pelo produtor e o restante pelo município. Cada produtor pode retirar até 150 quilos de semente, o que corresponde a cinco sacos de 30 quilos.
Conforme Claudinei, este ano, não foi possível adquirir sementes de azevém, foram incluídos 3 mil quilos de sementes no pregão eletrônico, mas nenhuma empresa credenciada possuía a semente para entrega, devido à falta de oferta e as condições climáticas adversas do Rio Grande do Sul, um dos principais produtores tanto de aveia quanto de azevém.
Além do programa de pastagem de inverno, a Secretaria está implementando outros programas importantes, como o de distribuição de calcário e da colheita de milho safrinha.
A distribuição de calcário é gratuita, realizada em parceria com o Governo do Estado e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). segundo o secretário de agricultura, até o momento foram entregues 150 toneladas de calcário.
“Para garantir que todos os produtores de silagem realizem a colheita do seu milho no tempo certo e evitar perdas devido a possíveis geadas, nossa equipe, em conjunto com produtores terceirizados, estão focados na colheita do milho safrinha”, afirma Claudinei.