31/05/2024 às 15h00min - Atualizada em 31/05/2024 às 15h00min
Renato Broetto
Coluna de opinião do jornal impresso
Igor Vissotto
Na semana passada acabei cruzando com o ex-prefeito de São José do Cedro, Renato Broetto, o Renatão...
Eu estava a trabalho em São José do Cedro e ao acaso passei em frente a casa de Renato, que estava ao lado da esposa Mari e da filha. Logo que vi Renato parei meu carro, desci para cumprimenta-lo e tirar um dedo de proza.
Conheci o Renato na época que ele era prefeito de São José do Cedro e que o Rabicó [João de Andrade] era secretário. Hoje Rabicó é o prefeito de Cedro e um dos pré-candidatos a reeleição.
Faço questão de escrever sobre o Renato pelas lembranças e pela maneira que o vi conduzir a prefeitura municipal de São José do Cedro. Lembro de um homem focado na boa gestão do seu município, acompanhando obras, buscando recursos constantemente em Florianópolis e Brasília. Além do zelo técnico com o Poder Público, Renato estrava sempre de olho da política e se preocupava em incentivar novas lideranças no MDB.
Nesta conversa da semana passada o Renatão me contou detalhes de como o hoje prefeito de Cedro passou a figurar no cenário político de Cedro.
Renato também me falou dos problemas de saúde que enfrentou e enfrenta e de alguns dissabores político/partidários. Convidei ele para uma entrevista no jornal Sentinela; de maneira sorridente e muito educado, Renato protelou esta entrevista para depois das eleições de outubro.
Já vi muita gente se tornar prefeito, exercer este poder outorgado pela população, e depois de 4, 8 anos, se aperceber sem saúde, com traumas familiares por ter se dedicado a vida pública e não corresponder as expectativas da esposa e filhos.
Sem falar daqueles casos onde há o abandono e a indiferença dos próprios correligionários.
Como já me falou um ex-prefeito de Anchieta: “Tudo passa...”
Eu quero muito entrevistas ex-prefeitos, políticos que deixaram a vida pública, para que isto sirva de exemplo àqueles que estão ingressando num cargo eletivo.
Gosto muito de uma frase da Fernanda Montenegro: “Respeitar o passado, é presentear o futuro!”
Renatão, aquele abraço! Desejo que você recupere a sua saúde, que esteja sempre próximo daqueles que ama e a disposição daqueles que buscam um conselho.