31/05/2024 às 15h00min - Atualizada em 31/05/2024 às 15h00min

Renato Broetto

Coluna de opinião do jornal impresso

Igor Vissotto
Na semana passada acabei cruzando com o ex-prefeito de São José do Cedro, Renato Broetto, o Renatão...
Eu estava a trabalho em São José do Cedro e ao acaso passei em frente a casa de Renato, que estava ao lado da esposa Mari e da filha. Logo que vi Renato parei meu carro, desci para cumprimenta-lo e tirar um dedo de proza.
Conheci o Renato na época que ele era prefeito de São José do Cedro e que o Rabicó [João de Andrade] era secretário. Hoje Rabicó é o prefeito de Cedro e um dos pré-candidatos a reeleição.
Faço questão de escrever sobre o Renato pelas lembranças e pela maneira que o vi conduzir a prefeitura municipal de São José do Cedro. Lembro de um homem focado na boa gestão do seu município, acompanhando obras, buscando recursos constantemente em Florianópolis e Brasília. Além do zelo técnico com o Poder Público, Renato estrava sempre de olho da política e se preocupava em incentivar novas lideranças no MDB.
Nesta conversa da semana passada o Renatão me contou detalhes de como o hoje prefeito de Cedro passou a figurar no cenário político de Cedro.
Renato também me falou dos problemas de saúde que enfrentou e enfrenta e de alguns dissabores político/partidários. Convidei ele para uma entrevista no jornal Sentinela; de maneira sorridente e muito educado, Renato protelou esta entrevista para depois das eleições de outubro.
Já vi muita gente se tornar prefeito, exercer este poder outorgado pela população, e depois de 4, 8 anos, se aperceber sem saúde, com traumas familiares por ter se dedicado a vida pública e não corresponder as expectativas da esposa e filhos.
Sem falar daqueles casos onde há o abandono e a indiferença dos próprios correligionários.
Como já me falou um ex-prefeito de Anchieta: “Tudo passa...”
Eu quero muito entrevistas ex-prefeitos, políticos que deixaram a vida pública, para que isto sirva de exemplo àqueles que estão ingressando num cargo eletivo.
Gosto muito de uma frase da Fernanda Montenegro: “Respeitar o passado, é presentear o futuro!”
 
Renatão, aquele abraço! Desejo que você recupere a sua saúde, que esteja sempre próximo daqueles que ama e a disposição daqueles que buscam um conselho.
 
 
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90