20/06/2024 às 09h00min - Atualizada em 20/06/2024 às 09h00min
Festa junina na rua coberta
A Secretaria de Educação de Palma Sola, está programando para o dia 22 uma festa junina na rua coberta, com os alunos das creches e pré-escolas, e no dia 29 para os alunos do Libório
Ruthe Kezia
Palma Sola
Neste ano as festas juninas das creches e da educação infantil da rede municipal, será realizada na rua coberta, com apresentações, comidas típicas e brincadeiras. (Foto: Divulgação) No próximo final de semana a Secretaria de Educação está programando uma festa junina na rua coberta, com todos os alunos das creches e da educação infantil da rede municipal de Palma Sola.
No dia 22, a partir das 13h30, às creches Criança Feliz, Pingo de Gente, Lelia Caldato Crestani e Menino Deus, irão realizar apresentações características da festa junina na rua coberta. “Todas as crianças e suas famílias estão convidadas a vir assistir as apresentações culturais e degustar as comidas típicas que estarão à venda”, convida a secretária de educação, Rosa de Lara Vargas.
A secretária também explica que nos próximos dias, cada criança matriculada em uma das escolas, irá receber três vales para a aquisição de alimentos: “Depois se os pais quiserem comprar mais, haverá para a venda também”.
A diretora do Centro Educacional Pingo de Gente, Claudete Rusch, conta que nos outros anos cada escola fazia sua festa junina: “A gente acaba gastando muito em material, que pode ser utilizado no dia a dia, além de termos pouco espaço nas escolas. Como as famílias gostam de participar e vir prestigiar seus filhos, o espaço da escola acaba se tornando pequeno”.
Claudete relata que decidiram juntamente com a Secretaria e demais diretores, fazer uma tentativa, juntando todas as escolas em um evento só: “Preferimos fazer na rua coberta, por ser um espaço maior e para que cada pai pudesse ficar mais confortável ao ir assistir seu filho”.
As mesmas brincadeiras que eram feitas nas escolas, serão realizadas na rua coberta. A programação irá contar com a casa da bruxa, da fada, pescaria, pula-pula, comidas típicas e apresentações.
Já foi definido a equipe que vai ficar responsável em produzir no dia anterior alguns alimentos e a equipe que vai trabalhar no dia 22. “Uma equipe vai ficar responsável por produzir os alimentos no dia, outra para ajudar na venda, distribuição, nas brincadeiras e nas danças”, informa a diretora.
No dia 29 será a mesma programação, porém irão participar os alunos do Núcleo de Ensino Fundamental Prefeito Libório Romildo Kuhn: “Como a escola é maior e tem mais alunos, vamos fazer a mesma programação, onde todas as turmas irão se apresentar, terá comidas típicas e brincadeiras, mas em um dia exclusivo para eles”, finaliza a secretária de educação.