23/08/2024 às 15h00min - Atualizada em 23/08/2024 às 15h00min

Projeto escolar une músicas e histórias em oficina

Professor de história promove série de oficina que explora a evolução da música e a relação com a estética, envolvendo alunos, professores e a comunidade

Jéssica Rebelattto
Anchieta
Participantes das oficinas refletem sobre a história da música e seu impacto na sociedade durante projeto escolar em Anchieta. (Foto: Divulgação)
Em uma iniciativa inovadora, O Centro Municipal de Educação Infantil e Fundamental (CMEIF), com o professor de história Abimael de Oliveira, do município de Anchieta, realizou um projeto que uniu a música e a história em uma série de oito oficinas abertas à comunidade. A proposta, desenvolvida em articulações com a Lei Paulo Gustavo, teve como objetivo explorar a evolução da música desde seus primórdios até os dias atuais, sempre relacionada à história e cultura humana.
Segundo Abimael, o projeto não só envolveu estudantes da escola, mas também atraiu membros da comunidade e outros professores. “Foi um momento muito rico, onde podemos vivenciar a música e refletir sobre o que ela significa para nós, enquanto humanos”, destacou.
Durante as oficinas, os participantes foram convidados a mergulhar na origem da música, desde as primeiras manifestações artísticas até a música contemporânea. O projeto também abriu espaço para discussões mais profundas, como a relação entre a música e a estética. “Muitas vezes, temos uma noção equivocada do que é estética. Achamos que é apenas sobre o que é bonito, mas estética vai, além disso; trata-se de como a arte reflete na realidade”, explicou o professor.
Além das aulas de músicas, Abimael destacou a educação de uma educação estética mais ampla nas escolas na sociedade como um todo. Ele alertou para o impacto da mercantilização e sexualização da imagem da mulher na música, que pode reforçar estereótipos negativos e aumentar a violência de gênero. “É essencial criticar esses aspectos e abrir horizontes para formas de arte que representem a realidade de maneira mais complexa e verdadeira”, acrescentou.
O projeto não se restringiu a um único gênero musical. Houve um diálogo sobre a música sertaneja, que foi uma das primeiras a ganhar espaço nas rádios brasileiras, passando pelo samba e até pelo rock nacional e internacional. As turmas do oitavo e nono ano participaram ativamente, contribuindo para uma troca de experiências que o professor considerou “muito bonita”.
Abimael conclui ressaltando que a escola possui diversos projetos interessantes, além deste que se destacou pela sua abrangência e impacto. “É um desafio competir com as redes sociais e as tecnologias, mas momentos como esse são extremamente enriquecedores. Eu mesmo aprendi muito com meus alunos e penso em como utilizar mais a música nas minhas aulas de história”, finalizou.
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