07/09/2024 às 09h00min - Atualizada em 07/09/2024 às 09h00min
Política
Coluna de opinião do jornal impresso
Igor Vissotto
Pedro e Paulo
Conhece aquele velho ditado: Quando Pedro fala de Paulo, conheço mais Pedro do que Paulo. O ditado é antigo e é o que mais se vê nos últimos dias, um candidato falando mal do outro.
A política está acirrada em vários municípios e os ataques pessoais só aumentam. Uma lástima. Está faltando apresentar propostas, apresentar o Plano de Governo, falta indicar quem será a equipe que governará, quem serão os nomes a frente das secretarias de Educação, Saúde, Agricultura, Obras...
Também é preciso ter clareza com as informações apresentadas. Um texto escrito é diferente do falado, aquilo que é escrito foi pensado, analisado e portanto não pode ser suscetível a interpretações dúbias.
Redes sociais
As redes sociais têm exercido um papel forte nestas eleições, tanto para o bem, quanto para o mal. Elas amplificam a voz das pessoas o que é bom; mas dependendo daquilo que é dito, estas vozes ecoam em comentários raivosos. Está cheio de gente se xingando nas redes sociais e há sempre uma plateia enorme na escuridão. Gente cheia de rancor, torcendo por um lado ou por outro.
As redes sociais e os vídeos permitem que o cidadão faça coisas que antes eram bem mais difíceis. Está fácil para o eleitor baixar um vídeo, guardar e depois cobrar a pessoa que fez tal promessa.
Nas redes sociais sobra lacração e falta compromisso com a verdade. Os números de seguidores, curtidas revelam que a população gosta disto, gosta de ver o escarnio, o circo da política pegar fogo.
Enfim, quem sabe tudo isto faça parte de uma nova política, faz parte da democracia, faz parte do eterno jogo de busca pelo poder...