11/09/2024 às 09h00min - Atualizada em 11/09/2024 às 09h00min

1º Seminário do Grito dos Excluídos

O evento Grito dos Excluídos e Excluídas é realizado há 30 anos no Brasil e neste ano foi realizado o primeiro seminário em Campo Erê

Ruthe Kezia
Campo Erê
Mais de 100 pessoas estiveram presentes no primeiro seminário do Grito dos Excluídos e Excluídas. Durante a noite foi abordado o grito: A Natureza Pede Socorro.
Na quarta-feira, dia 04, mais de 100 pessoas se reuniram no pavilhão do bairro Primavera, em Campo Erê, para participar do primeiro seminário do Grito dos Excluídos e Excluídas. Estiveram presentes os municípios de Palma Sola, Anchieta e Romelândia-.
O evento realizado há 30 anos no Brasil, tem como objetivo ouvir e auxiliar pessoas excluídas da sociedade, e tem como lema: Todas as formas de vida importam, mas quem se importa?
Na primeira edição realizada em Campo Erê, foi abordado o grito: A Natureza Pede Socorro. O evento realizado pela paróquia campoerense, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), teve como objetivo chamar a atenção das autoridades para a solução de problemas do meio ambiente. Durante a noite o Sindicato apresentou dados sobre a poluição dos rios e o uso dos agrotóxicos.
Segundo a coordenadora regional do Sintraf, Isolete Ludwig dos Santos, o uso de agrotóxico mata milhões de abelhas por ano, além de que cada brasileiro consome em média 5,2 litros de agrotóxicos por ano e de acordo com ela, já foram encontrados resíduos de agrotóxicos no leite materno, devido ao autoconsumo.
“O agrotóxico é a segunda causa da contaminação das nossas águas e sabemos que a água que está sendo consumida em Campo Erê, não é saudável”, relata Isolete. Ela conta que foram feitas 82 análises de agrotóxicos na água de consumo e em 27 análises foram detectados ingredientes ativos de agrotóxicos na água.
Além disso, a noite contou com uma palestra realizada pelo secretário-geral do CNLB [Conselho Nacional do Laicato do Brasil] da Diocese de Chapecó, Leonardo Cerisoli, que abordou sobre o lema do evento e também sobre como a poluição afeta o meio ambiente e a vida como um todo.
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90