No início de janeiro, o município de Guarujá do Sul foi atingido por fortes chuvas, que causaram grandes estragos nas estradas, plantações e áreas verdes do interior do município. Hoje, o município conta com 80% das estradas da zona rural restauradas, a previsão é que em três semanas, a Secretaria de Obras restaure 100% das estradas.
O secretário de transporte e obras, Pedro Hilário Woicieckoski, comenta que com todas as estradas rurais concluídas, a Secretaria irá iniciar o projeto de alargamento e cascalhamento, que tem como objetivo dar maior durabilidade para essas estradas.
“Com esse novo sistema de alargamento, vamos elevar um pouco as estradas e fazer uma drenagem melhor. Sendo assim, só se for uma enxurrada muito grande para danificar, se não, chuva normal, não vai trazer grande consequência”, informa o secretário.
De acordo com Pedro, atualmente as estradas do interior não possuem uma drenagem pluvial adequada, fazendo com que a água da chuva escorra para o leito da estrada. Com o novo método implantado, as estradas ficarão mais largas, elevadas e será realizado uma drenagem correta, para que a água não transborde por cima da estrada.
O novo método faz parte do plano de governo da atual Administração Municipal, porém com as fortes chuvas sentiu-se a necessidade de colocar em prática o mais rápido possível.
Alargamento das ruas
O secretário de obras, comenta que irão realizar uma audiência pública, para que a população possa opinar sobre a largura dessas estradas: “Porque o alargamento da estrada vai afetar questões como: cercas, plantações, entre outras coisas que podem incomodar e trazer algum desconforto ao produtor rural”, conclui o secretário de obras Pedro.