O município de Campo Erê realizou na última quinta-feira, dia 3, a Conferência das Cidades, um importante espaço democrático que reuniu os munícipes no Centro de Eventos Eugênio Bernard. O objetivo foi discutir propostas e eleger delegados que representarão o município na etapa estadual do evento, que ocorrerá em junho.
A Conferência das Cidades é um instrumento fundamental de participação social, onde a população tem a oportunidade de contribuir diretamente para a formulação de políticas públicas voltadas à infraestrutura urbana, mobilidade, meio ambiente, habitação, saneamento básico e coleta seletiva, entre outros temas que compõem o desenvolvimento das cidades.
Durante o encontro, foi apresentado e aprovado o regimento interno da conferência, além da formação de grupos de trabalho para a elaboração de propostas. À tarde, foram eleitos os delegados que representarão Campo Erê na Conferência Estadual: um delegado e uma suplente do Poder Público, além de uma delegada da Sociedade Civil. No período da noite, foi escolhido o suplente que acompanhará a delegada da sociedade na etapa estadual.
A conferência local também se insere em um momento estratégico para o município, que está em fase de elaboração de importantes instrumentos de planejamento urbano, a exemplo do novo Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana e a avaliação das metas do Saneamento Básico, que passarão por atualizações e serão transformadas em lei nos próximos meses.
“A participação da população nesses momentos é fundamental. Queremos que o Plano Diretor reflita as ideias e necessidades da sociedade. É esse tipo de envolvimento que fortalece a democracia e assegura políticas públicas mais eficientes e representativas”, destacou a prefeita municipal, Rozane Moreira.
Com a realização da conferência, Campo Erê reafirma seu compromisso com a escuta ativa da população e com o desenvolvimento urbano sustentável e planejado, buscando sempre integrar a comunidade nas decisões que moldam o futuro da cidade.