Tensão entre China e EUA deve aumentar preços das carnes no mercado interno

Com a carne bovina mais cara, o consumidor tende a buscar frango e suíno, elevando os preços dessas também

Divulação - Região
15/04/2025 19h04 - Atualizado há 11 horas
Tensão entre China e EUA deve aumentar preços das carnes no mercado interno
Presidente do Sindicarne/SC alerta que guerra comercial entre EUA e China pode elevar o preço das carnes no Brasil. (Foto: Divulgação)

A guerra comercial entre Estados Unidos e China, com tarifas de 125% aplicadas pelos EUA e 84% pela China, pode afetar diretamente o consumidor brasileiro. Segundo José Antônio Ribas Júnior, presidente do Sindicarne/SC, o Brasil deve ocupar espaço deixado pelos EUA nas exportações para a China, o que pode elevar os preços das carnes no mercado interno.

“O Brasil poderá entrar com força. Se não for pelo volume, será pelo aumento dos preços”, afirma Ribas. O dirigente participou do 25º Simpósio Brasil Sul de Avicultura e da 16ª Poultry Fair, em Chapecó, eventos organizados pelo Nucleovet.

Com a carne bovina mais cara, o consumidor tende a buscar frango e suíno, elevando os preços dessas também. Ribas destaca que a oferta de carne bovina no mundo está em queda, enquanto a de frango tem capacidade de crescer rapidamente.

Mesmo antes das novas tarifas, as exportações brasileiras já estavam em alta. Em março, segundo a ABPA, o Brasil exportou 13,8% mais carne de frango, 26,6% mais carne suína e 342,2% mais ovos em relação ao mesmo mês de 2024. A Abiec informou crescimento de 30,2% nas exportações de carne bovina no mesmo período, com aumento também na receita por tonelada.

Enquanto isso, o presidente Donald Trump sinaliza intenção de acordo com a China, mas mantém as tarifas elevadas. Para Ribas, as mudanças no mercado global abrem espaço para o Brasil, mas também pressionam os preços internos, num cenário ainda instável.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/D3wRLwEubORIQvZN0RYO0q

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90