Um projeto que iniciou em 2024 no distrito de Palma Sola, Cerro Azul, une tradição, arte e educação. Nesta semana, a Secretaria de Educação distribuiu duas bonecas de pano para cada escola da rede municipal, em parceria com as palmassolenses Rosa Gheno e Jaque Gheno, e incentivo da Lei Paulo Gustavo.
Com mais de 25 anos de experiência, a artesã e costureira Rosa, foi contemplada duas vezes por projetos de incentivo à cultura, através da Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que juntamente com outras 15 mulheres do distrito palmassolense confeccionaram 30 bonecas de pano, onde 15 foram entregues a educação que repassou para as escolas e creches municipais, enquanto as demais ficaram com as participantes do projeto.
Para a confecção das bonecas de pano, foram necessários cinco encontros, a agente territorial de cultura, pelo Ministério da Cultura em parceria com os Comitês de Cultura do estado de SC, Jaque, comenta que o ambiente foi de aprendizado, troca de saberes e fortalecimento de laços comunitários.
A contrapartida do projeto foi a doação dessas bonecas à comunidade. Em parceria com a Secretaria de Educação, cada escola e creche da rede municipal recebeu bonecas de pano. A coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Marieli Lawisch, destaca que as bonecas de pano serão utilizadas como instrumentos pedagógicos, especialmente na Educação Infantil, servindo como apoio na contação de histórias, vivências e experiências que estimulem a imaginação e o desenvolvimento das crianças.
Segundo Jaque, diversos artistas de Palma Sola já foram premiados por iniciativas similares, mostrando a potência criativa do município. “Agradeço o espaço e a valorização dos artistas de nosso município. Deixo meu nome à disposição para contato e para seguirmos fortalecendo a cultura local", conclui Jaque Gheno.