O projeto Terceira Idade na Medida Certa, da Secretaria de Saúde de Campo Erê, foi apresentado e classificado no 9º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina e no 7º Congresso Nacional Brasil aqui tem SUS [Sistema Único de Saúde].
O projeto desenvolvido pela nutricionista Danielle Martelli Sales de Faria, iniciou no ano de 2022, devido ao crescente número de casos de obesidade, hipertensão, diabetes e sedentarismo entre idosos campoerenses. O Terceira Idade na Medida Certa tem como objetivo aliar a educação alimentar, com atividade física e apoio interdisciplinar.
Durante o ano passado, o projeto atendeu 201 idosos, distribuídos em três grupos localizados nos bairros Mello, São Francisco e Primavera. A equipe do projeto se desloca das unidades básicas de saúde e vai até os grupos, onde realiza encontros mensais com ações práticas, metas alimentares e incentivo à mudança de hábitos.
“Nosso objetivo principal é melhorar a qualidade de vida da população idosa. O emagrecimento é uma consequência positiva, mas o foco está na alimentação saudável e na prática de atividade física regular”, explica a nutricionista.
Ao longo dos meses, os participantes recebem orientações específicas e são incentivados a cumprir metas mensais, como reduzir o consumo de sal, açúcar e alimentos refinados, além de aumentar a ingestão de fibras e líquidos. Como forma de motivação, são entregues mimos saudáveis. No ano passado os idosos receberam sementes de chia, hibisco, grão-de-bico, páprica defumada, entre outros mimos.
Ações como a distribuição de mudas de hortaliças, em parceria com o Cedup Campo Erê e a Secretaria de Agricultura do Estado, também são parte do projeto, estimulando a criação de hortas caseiras com foco terapêutico e ocupacional.
Os resultados são visíveis, em 2024, os três grupos somaram uma perda de 171,3 quilos em peso corporal, além de relatos positivos sobre o controle de doenças crônicas: “Até mesmo os profissionais de saúde notaram a redução de atendimentos relacionados a diabetes e hipertensão nas unidades”, relata Danielle.
Além da nutricionista e do educador físico, Rodrigo Montibeller da Silva, o projeto conta com o envolvimento de outros profissionais, como psicóloga, médico, enfermeira e técnica de enfermagem. Aferições de pressão e testes de glicemia são realizados trimestralmente, promovendo o acompanhamento integral dos idosos.
Projeto ganha visibilidade
Além de ser reconhecido localmente, o Terceira Idade na Medida Certa começa a ganhar visibilidade fora do município. Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto foi selecionado para apresentação no 9º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, que ocorreu em Blumenau. Desta vez, a apresentação foi feita na modalidade oral, com seleção para o 7º Congresso Nacional Brasil, Aqui Tem SUS.
“Enquanto profissional, me sinto realizada e muito feliz. Esse reconhecimento, tanto no município quanto em nível estadual, mostra que estamos no caminho certo”, conclui a nutricionista Danielle.