A passagem de uma frente fria pelo Extremo Oeste catarinense na tarde de sexta-feira, dia 09, provocou fortes tempestades e ventos intensos em diversos municípios da região. O fenômeno foi impulsionado por uma corrente de jato de ar quente em baixos níveis da atmosfera (JBN), favorecendo a formação de nuvens carregadas e tempestades severas, como indicaram imagens do satélite GOES-19 e dados do Radar Meteorológico de Chapecó.
Entre os municípios mais atingidos estão Itapiranga, Iporã do Oeste, São João do Oeste, Palmitos e Caibi. Em Itapiranga, há indícios de uma microexplosão atmosférica (downburst), com ventos que ultrapassaram 100 km/h, provocando queda de árvores, destelhamentos e danos à rede pluvial. O Corpo de Bombeiros Militar atendeu 18 ocorrências e distribuiu mais de 200 metros quadrados de lonas para famílias afetadas.
Em Iporã do Oeste e São João do Oeste, os bombeiros atuaram na remoção de árvores caídas sobre rodovias e residências. Em Palmitos e Caibi, mais de 1.800 metros quadrados de lona foram entregues a cerca de 50 famílias, além de 30 cortes emergenciais de árvores e um atendimento pré-hospitalar. A atuação contou com o apoio das prefeituras, Defesa Civil e Celesc.