Guarujá aposta em habitação e infraestrutura

Com o objetivo de combater a escassez de mão de obra e atrair novas indústrias, o município de Guarujá do Sul adota novas políticas habitacionais e atualiza a lei de incentivos

Ruthe Kezia - Guarujá do Sul
15/05/2025 10h00 - Atualizado há 1 dia
Guarujá aposta em habitação e infraestrutura
Jair Tibola destaca que apesar das dificuldades, como a carência de mão de obra e limitações legais, o município está se estruturando para garantir um crescimento sustentável. (Foto: Ruthe Kezia)

Guarujá do Sul está dando passos firmes para fortalecer sua economia diante dos desafios enfrentados por pequenos municípios, como a escassez de mão de obra, especialmente a especializada. Em entrevista ao Jornal Sentinela, o secretário de indústria e comércio, Jair Tibola, destacou as ações da Administração Municipal liderada pela prefeita Eliane Fanton (PL) e pelo vice-prefeito Celso Taube (MDB), que têm priorizado investimentos em habitação e infraestrutura industrial.

Em conversa com os empresários locais, o secretário aponta certa preocupação com a crescente falta de mão de obra qualificada. Com isso, a Administração tem apostado em projetos que estimulem a permanência e a vinda de famílias para o município, começando pela habitação popular.

Segundo o secretário, o município já garantiu cerca de R$ 1,3 milhão para a construção de 12 casas populares, cujas inscrições já foram abertas pela Secretaria de Assistência Social. Além da habitação, a prefeitura trabalha para ampliar e concluir a infraestrutura do Parque Industrial II.

Os recursos vêm do Governo Estadual e visam preparar o terreno para a instalação de novas empresas. Ao todo, a finalização da estrutura do parque conta com um investimento de R$ 2.340.000, que será destinado a ruas, rede pluvial e a rede trifásica do Parque: “Hoje temos pouco mais da metade do parque estruturado. O restante ainda precisa de licenciamento, engenharia e obras básicas, mas já temos recursos garantidos para isso”, destacou Tibola.

A expectativa é que, com o parque industrial concluído e novas moradias disponíveis, o município consiga atrair mais indústrias, gerar emprego e aumentar a renda da população, movimentando assim a economia local.

Outro passo importante, segundo o secretário, é a atualização da lei de incentivos às indústrias. A mudança é necessária para adequar o texto à nova Lei de Licitações, que não permite mais a doação de terrenos ou galpões públicos. “Estamos reformulando a lei para oferecer outros tipos de incentivos, de acordo com as novas regras”, explicou.

Tibola destaca que apesar das dificuldades, como a carência de mão de obra e limitações legais, o município está se estruturando para garantir um crescimento sustentável: “Com moradias acessíveis, infraestrutura adequada e incentivos corretos, acreditamos que Guarujá do Sul tem um grande potencial para se desenvolver ainda mais”, concluiu o secretário de indústria e comércio.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/D3wRLwEubORIQvZN0RYO0q
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90