O Centro de Educação Municipal (CEM) Irma Roberto Florêncio, de Campo Erê, realizou a tradicional festa junina interna, voltada exclusivamente aos alunos. A celebração aconteceu em dois momentos, nos turnos da manhã e da tarde e proporcionou uma série de atividades lúdicas e culturais que animaram crianças e professores.
Com decoração temática feita com a ajuda dos próprios alunos, a festa buscou valorizar as tradições populares, aliando diversão e aprendizagem. A programação incluiu lanche típico como bolo, cri-cri, pipoca e quentão de suco de uva, além da contação de histórias, danças e um animado bingo junino.
As professoras Rejane Rambo e Ana Carolina Andres dramatizaram a história “A Sopa de Pedra”, um clássico da literatura popular caipira. A encenação envolveu os alunos e despertou a curiosidade sobre os costumes das zonas rurais, sendo trabalhada de forma interdisciplinar nas salas de aula.
A quadrilha junina, ensaiada nas aulas de educação física sob coordenação da professora Edneia Fantini, foi outro momento marcante da celebração. O auge da festa foi o bingo junino, com prêmios que remetem à cultura da roça, como: pinhão, mandioca, batata-doce, canjica, pipoca e até frango.
A participação dos estudantes foi espontânea e envolvente. Muitos foram vestidos a caráter, com trajes típicos caipiras, entrando no clima da festa. As atividades, além de divertidas, integraram o calendário letivo da escola e se alinharam aos conteúdos trabalhados em sala de aula, fortalecendo o aprendizado de forma criativa e significativa.