Entre os dias 17 e 20 de julho, os profissionais da educação da rede municipal de Campo Erê se reuniram para mais uma semana pedagógica, organizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, juntamente com a administração municipal.
Foi realizada a formação de primeiros socorros coordenada pelo Corpo de Bombeiros. A Lei 13.722/2018 intitulada como Lei de Lucas, tornou obrigatório o treinamento de primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino básico e de recreação infantil. A formação realizada teve o objetivo de preparar os profissionais da educação, dando a eles mais segurança na hora de proteger as crianças e alunos.
Outro assunto abordado foi nutrição e saúde, a formação foi coordenada pela nutricionista da educação Mariana Bernardi Utzig Kerkhoven. Os temas abordados foram: a má alimentação e os reflexos na saúde, equívocos nutricionais, alimentos funcionais e seus benefícios, percentual de obesidade nas escolas e CEIs (Centros de Educação Infantil) do município.
A equipe da Polícia Militar do destacamento de Dionísio Cerqueira abordou a segurança nas escolas para evitar maiores perdas e proteger mais vidas. Durante a formação a polícia militar apresentou aos profissionais da educação o protocolo de segurança: Fugir, Proteger ou Lutar.
Ainda ocorreu uma formação exclusiva às merendeiras das escolas sobre higiene e as boas práticas de manipulação de alimentos, também coordenada pela nutricionista Mariana. Ela abordou sobre as doenças transmitidas pelos alimentos e manejo e também sobre as técnicas para evitar o engasgo durante a introdução alimentar. Enquanto isso, os demais profissionais da educação fizeram planejamento escolar em seus locais de trabalho.
Ainda estiveram reunidas as equipes de direção escolar, os professores, motoristas, estagiários, vigias e os demais integrantes da equipe da educação para um workshop – uma reunião de pessoas interessadas em um determinado assunto para aperfeiçoar técnicas por meio de palestras e atividades práticas – com música ao vivo pelo cantor Vanderson Rech.
A última formação foi com o palestrante Enirson Macagnam dentro do assunto “Ensinar é Uma Arte” abordou os temas como a felicidade, profissão ou vocação, tempo e uso das redes sociais, dedicação e como fazer o que ama, saúde mental, entre outros.
“Foi uma semana produtiva de grandes aprendizados, demonstrando que a todo tempo precisamos nos aperfeiçoar, restabelecer as energias e ampliar nossos conhecimentos” relatou a secretária Rozangela Moccelini.