A Escola de Educação Infantil Balduíno Antônio Heck, em Guarujá do Sul, está passando por uma ampla reforma que deve garantir mais acessibilidade e conforto aos cerca de 140 alunos atendidos pela unidade. As obras incluem melhorias nos banheiros, salas de aula, rampas de acesso e demais espaços da estrutura, e contam com o apoio da equipe da Secretaria de Educação e do setor de obras do município.
Segundo o secretário de Educação Jeferson Rosa Soares, os trabalhos respondem a uma demanda e a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado anteriormente com o Ministério Público. “A reforma é uma necessidade antiga, especialmente em relação à acessibilidade. Com o TAC, agora temos que dar andamento e execução efetiva às adequações exigidas e que são necessárias, e que bom que estamos tendo condições nesta gestão de proporcionar essas melhorias”, explica.
A obra está sendo financiada com recursos próprios e com valores destinados à educação integral, já que a unidade abriga quatro turmas nesse formato, e também com valores provenientes de licitações e atas de preços registradas pelo município. “Estamos utilizando todas as ferramentas legais e orçamentárias disponíveis para garantir que essa obra avance”, reforça o secretário.
Apesar dos avanços, Jeferson reconhece que parte da reforma ainda vai continuar após o retorno das aulas. “Nosso objetivo é entregar um espaço adequado, mesmo sabendo que teremos que seguir com algumas adaptações em andamento no decorrer do ano”, comenta.
Ele destaca que, embora o prédio não seja totalmente de propriedade do município, a gestão tem feito os esforços necessários para garantir um ambiente digno. “Nem toda a área é nossa, e isso limita algumas ações, mas cada melhoria é feita pensando nos estudantes e professores. Quem mais ganha com isso são eles”, conclui.