A última semana foi marcada por uma intensa programação de formação continuada para os profissionais da educação de Palma Sola. A Secretaria Municipal de Educação organizou uma série de atividades que envolveu a participação dos professores, merendeiras, serventes e demais profissionais da rede.
Durante os dias 28 e 29, os professores participaram de uma formação voltada à educação especial, conduzida pelas especialistas Rosilei Gugel Ficagna e Tatiane Eckert. Os encontros abordaram temas como compreensão das habilidades cognitivas e práticas pedagógicas baseadas em evidências, além da elaboração e avaliação do Plano Educacional Individualizado (PEI) e do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI). A proposta foi oferecer subsídios teóricos e práticos que possam ser aplicados no cotidiano escolar, garantindo um atendimento mais qualificado e inclusivo aos alunos.
No dia 30, a formação teve continuidade no Centro de Eventos, com uma programação ampliada que além dos professores, envolveu merendeiras e serventes. Em parceria com o Corpo de Bombeiros, a soldado Beatriz Ramos Cardoso Gildes, realizou um treinamento com os profissionais sobre primeiros socorros, com orientações práticas para situações emergenciais como: engasgos e ferimentos, visando garantir mais segurança no ambiente escolar.
Além disso, o grupo participou de uma palestra motivacional com Taise Maria Bortoluzzi Piasecki, intitulada: “Um olhar para mim e para o lugar que eu ocupo”. A atividade reforçou a valorização de cada profissional e a importância de seu papel na construção de uma escola acolhedora e eficiente.
Nos dias 30 e 1º de agosto, os professores se reuniram em suas unidades escolares para o planejamento do semestre. A secretária de educação, Joice Maria Dalle Laste, conta que o objetivo das formações é garantir que tudo esteja organizado para receber os alunos, com acolhimento, cuidado e qualidade no ensino. Após 15 dias de recesso, os alunos da educação municipal retornam às aulas na última segunda-feira, dia 04.