APAE de Guarujá do Sul investe em infraestrutura

Com o apoio da comunidade e de emendas, gestão de Valmir Priamo encerra ciclo de seis anos com conquistas como placas solares, veículo novo e uma reforma completa da estrutura física da entidade

Ruthe Kezia - Guarujá do Sul
08/08/2025 08h00 - Atualizado há 5 dias
APAE de Guarujá do Sul investe em infraestrutura
As obras de reforma na APAE de Guarujá do Sul, como a pintura e melhorias estruturais visíveis no ambiente, marcam a reta final da gestão de Valmir Priamo. (Foto: Arthur Nunes)

A APAE de Guarujá do Sul vive um momento de transformação. Sob a presidência de Valmir Luiz Priamo, a instituição deu um salto significativo em infraestrutura, economia de recursos e qualidade no atendimento. Com o apoio de emendas parlamentares e da comunidade, a entidade conseguiu realizar uma série de melhorias que marcam os últimos meses da atual gestão.

Entre as principais conquistas estão a instalação de 38 placas solares, investimento de R$ 40 mil que irá diminuir drasticamente a conta de energia elétrica da entidade, e a aquisição de um novo veículo, já encomendado. A economia gerada pela energia solar permitirá, inclusive, a instalação de cinco novos aparelhos de ar-condicionado, beneficiando todas as salas do setor pedagógico e do SUS. “Com o calor que temos, isso era necessário. Agora, com o custo de energia muito pequeno, conseguimos viabilizar”, destacou Valmir.

Além disso, a APAE iniciou uma reforma completa da estrutura com recursos próprios, arrecadados por meio de promoções e doações da comunidade. A pintura interna e externa, fundamental para combater infiltrações e preservar o prédio, faz parte de uma renovação que não ocorria há 15 anos. “É uma reforma geral. Queremos deixar tudo pronto e em boas condições para a próxima gestão”, explica Valmir, que encerra seu mandato no fim deste ano, após seis anos à frente da instituição.

Nos últimos anos, a APAE conquistou nove emendas parlamentares, reformou o telhado, ampliou 400 metros de área construída e modernizou os espaços internos. Hoje, a estrutura conta com elevador, refeitório, cozinha nova, móveis renovados e ambientes adaptados. “Quando entrei, não tínhamos nem veículos próprios. Hoje temos dois, inclusive uma van adaptada”, relembra o presidente.

Mesmo diante das dificuldades, como a escassez de profissionais da saúde como fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, Valmir avalia o saldo da gestão como extremamente positivo. “Não é um trabalho individual. É fruto da dedicação da diretoria, da equipe e da comunidade. Saio satisfeito com tudo que conseguimos”, conclui.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90