As obras da Escola de Tempo Integral Professora Maria Lídia de Lima, de Campo Erê, já iniciaram. Um investimento de R$ 10.590.000, sendo R$ 500 mil de contrapartida do município e o restante proveniente de convênio com o Governo Federal, por meio do PAC-2. Em julho deste ano, a Administração Municipal assinou a Ordem de Serviço e logo após a empresa responsável pela obra, Marleni Foster Instaladora, começou os preparativos. A entrega está prevista para novembro de 2027.
A obra será edificada no terreno onde funcionava o antigo Estádio Municipal Sudário Viganó, na rua Dona Teresinha, próximo à rodoviária, no bairro São Francisco. O projeto contempla 13 salas de aula, além de laboratórios, espaços pedagógicos, ginásio de esportes, biblioteca e cozinha, em uma área de 4.200 metros quadrados. As áreas de circulação internas, irão contar com uma vista para pátios e jardins.
Segundo a secretária de educação, Rozangela Moccelini, a obra representa um marco para o município. “É nesse espaço que o futuro da educação municipal começa a se desenhar. Aqui será escrita uma nova página da história de Campo Erê, onde nossas crianças terão a oportunidade de estudar em tempo integral, com oficinas pedagógicas e atividades diversificadas ao longo do dia”, afirmou.
O mestre de obras, Luiz Celso, destacou o andamento dos trabalhos: “Já conseguimos concretar os blocos do Pedagógico-III e do Pedagógico-IV. Agora estamos reforçando a parte das ferragens e seguimos avançando na fundação. Mesmo com a chuva, seguimos trabalhando, acelerando ao máximo para garantir um bom andamento da obra”, explicou.
O responsável pela obra, Vilmar José Gnoatto, ressaltou a complexidade e a importância da estrutura: “É uma obra esplêndida, que vai atender muitas crianças. O nosso objetivo é adiantar o máximo possível. O levantamento da estrutura bruta é rápido, mas o acabamento exige mais tempo e cuidado”, completou.
A Escola de Tempo Integral Professora Maria Lídia de Lima será a primeira do município com este modelo de atendimento, que irá proporcionar às famílias maior segurança e tranquilidade, já que os alunos irão permanecer o dia todo na escola.
A escola que leva o nome de uma professora
A nova Escola Municipal de Tempo Integral Professora Maria Lídia de Lima, no bairro São Francisco, leva o nome da professora Maria Lídia de Lima [em memória]. Uma mulher que marcou gerações no município e sua história está entrelaçada à da Educação local.
A nova escola será destinada ao ensino fundamental-I, composto pelas turmas do 1º ao 5º ano, com possibilidade de atender mais de 900 alunos.
A ação é parte do projeto Escola 13 Salas, que se destina à construção de uma escola de um pavimento. A obra ocorre através de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seleções), do Governo Federal.
A secretária lembrou do esforço da Administração para conquistar o investimento, ela conta que muitos secretários questionam como Campo Erê conseguiu, e ela conta que essa obra só foi possível graças ao empenho da equipe, que solicitaram e apresentaram relatórios, com motivos para que a obra fosse realizada em Campo Erê.
A prefeita Rozane Moreira, frisa que a proposta visa ampliar o acesso à educação de qualidade, com foco na equidade, inclusão e melhoria dos indicadores educacionais. A nova escola segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e faz parte do esforço municipal para cumprir a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê o aumento de vagas em tempo integral para o Ensino Fundamental I.
Com as obras em andamento, a expectativa é que até em novembro 2027 a comunidade escolar de Campo Erê possa inaugurar e usufruir do novo espaço moderno, amplo e adequado para uma educação de qualidade. “O que antes era um sonho, agora está se tornando realidade”, conclui a secretária de educação Rozangela Moccelini.