A APAE Pequeno Guinther, de Palma Sola, realizou no dia 16, o XVIII Encontro Regional dos Autodefensores, reunindo representantes de nove APAEs do Extremo Oeste de Santa Catarina. Participaram do encontro as entidades de Palma Sola, São José do Cedro, Campo Erê, Iraceminha, Maravilha, Guaraciaba, Romelândia, Guarujá do Sul e Anchieta.
O encontro teve como objetivo acompanhar, discutir e elaborar ações voltadas às pessoas com deficiência, além de proporcionar momentos de integração, descoberta de talentos e preparação para os desafios da vida.
Um dos principais momentos da programação foi a eleição dos Autodefensores Regionais. A atividade possibilitou aos educandos vivenciar, na prática, a participação, a autonomia e o exercício da cidadania, desde o conhecimento das propostas dos candidatos até a escolha dos representantes por meio do voto.
A autodefensoria representa o direito de ter voz, expressar opiniões, fazer escolhas e defender direitos. Para a coordenadora da APAE Pequeno Guinther e coordenadora regional do extremo-oeste das APAEs, Marili Zabot, esse processo deve envolver todos os educandos, e não somente aqueles escolhidos para representar a instituição: “Cada pessoa tem o direito de falar, de opinar, de escolher e participar. Quando damos espaço para que nossos educandos expressem o que pensam e desejam, estamos fortalecendo sua autonomia e sua cidadania. Porque, quando uma pessoa tem voz, ela participa. Quando participa, ela faz escolhas. E, quando faz escolhas, exerce sua cidadania”, destaca.
Durante a eleição, cada voto representou a confiança dos participantes nos candidatos escolhidos para representar os colegas, ouvir suas necessidades, levar sugestões e contribuir para a construção de uma APAE mais participativa, acolhedora e inclusiva.
Novos representantes
Após a votação, foram eleitos como Autodefensores Regionais titulares Ângela Teles de Lara, da APAE de Palma Sola, e Rone Schimer, da APAE de Iraceminha.
Para as vagas de suplentes foram eleitos Everton Rafael Antunes, da APAE de Romelândia, e Rosane Balbosco, da APAE de São José do Cedro.
A APAE Pequeno Guinther parabenizou os participantes, candidatos, educandos, profissionais e todas as APAEs envolvidas na realização do encontro, destacando a importância do momento para fortalecer a participação e a cidadania das pessoas com deficiência.