Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
02/07/2016 às 10h13min - Atualizada em 02/07/2016 às 10h13min

Guarujá do Sul conta com atendimento especializado para idosos

A médica especialista em gerontologia, Suzanne Marie Blau Grimm, estuda, acompanha e trata o processo de envelhecimento

Está em funcionamento na Clínica Laborgrimm, de Guarujá do Sul, o atendimento com a médica, Suzanne Marie Blau Grimm, que além de atender como clínica geral, estuda, acompanha e trata o processo de envelhecimento das pessoas. Segundo a médica, que é especialista na área de gerontologia, o atendimento é amplo e abrange todos os cuidados com o idoso, desde saúde até arquitetura e segurança dos locais que ele frequenta.

“É um tipo de atendimento novo para a região, mas bem difundido em grandes centros. Cada vez mais as pessoas estão ativas e querem envelhecer com saúde. A minha contribuição é acompanhar esse processo”, explica a médica lembrando que uma das maiores queixas dos idosos é quanto à azia e má digestão. Fisiologicamente uma pessoa envelhece por dentro e por fora e há uma diminuição natural dos ácidos do estômago que fazem a digestão. “Eles digerem os alimentos e nos dão os nutrientes e minerais necessários, por isso indicamos determinados alimentos que auxiliam e contribuem nesse processo da diminuição dos ácidos. São pequenas mudanças que trazem maior qualidade de vida”, argumenta a especialista.

Também é indicado o aumento do consumo de alimentos ricos em fibra e de água. Há ainda situações onde no decorrer da idade as pessoas podem ter diminuição de alguns hormônios, como o HCI, que é fundamental para o crescimento da mucosa gástrica e intestinal. “O intestino é o segundo cérebro do corpo humano. Ele precisa estar em dia e saudável para todo o resto estar bem”, comenta a médica Suzanne.

Ainda sobre a importância da alimentação na terceira idade a médica explica que ela é vista como uma forma de prevenção de doenças crônicas, não transmissíveis, ou mesmo controle das mesmas. Como a osteoporose, onde através da alimentação é possível manter o pH do sangue mais alcalino o que evita a descalcificação e doenças auto imunes, inclusive o câncer.

A formação de Suzanne foi primeiro em enfermagem em 2007 pela PUC de Porto Alegre, após ela fez pós-graduação em gerontologia pelo IATES, e diversos estágios na área de geriatria no hospital da PUC. Em 2013 se formou em medicina e no momento faz outra especialização em longevidade e envelhecimento saudável.

Além de atender em Guarujá do Sul, ela atenderá em Barracão, numa clínica de especialidades junto com a psicóloga, Carla da Rocha, que faz a avaliação psicológica dos pacientes, e também com a psicóloga clínica, Cleci Fátima Tumelero Franciscon e a nutricionista, Roberta Casarin Dalla Longa.

Trazendo consigo experiência de trabalho da região da grande Porto Alegre, a especialista, comenta sobre as diferenças, onde pessoas a partir dos 40 anos já começam a se preparar para a velhice e a procurar formas de vida e tratamentos mais saudáveis para não sentir dores. “Muitos mostram problemas na coluna devido aos anos de trabalho pesado. Aqui ainda não temos essa cultura de prevenção, mas observamos, sim, que os idosos, cada vez mais, querem qualidade de vida”, detalha.

Outro aspecto da região é a falta de exames de prevenção ginecológica, para as mulheres, e também uma preparação psicológica e mental para a aposentadoria e vinda de uma nova rotina. “A área de trabalho é realmente ampla, mas estou muito animada e confiante”, finaliza a médica Suzanne.

A Clínica Laborgrimm de Guarujá do Sul fica no endereço Avenida João Pessoa, 1230. Agendamentos podem ser feitos pelo (49) 3642-0485. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90