O número de regiões em risco gravíssimo para o contágio por coronavírus voltou a subir e passou de oito para 12 em Santa Catarina. Isso representa 75% de todas as 16 regiões de saúde estabelecidas pelo governo do Estado.
Os números circularam entre membros da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e foram confirmados na tarde desta quarta-feira, 12, pela Secretaria de Estado da Saúde.
No balanço da semana passada, o Estado havia feito o movimento contrário, passando de 12 para oito regiões com risco gravíssimo. De acordo com o serviço de imunologia do Estado, o principal motivo foi a liberação de leitos de UTI, muitas delas causadas por mortes decorrentes da covid-19.
Nesta semana, o risco de contágio do novo coronavírus foi elevado de grave para gravíssimo em cinco regiões: Alto Uruguai Catarinense, Grande Florianópolis, Laguna, Serra Catarinense e Xanxerê.
O Médio Vale do Itajaí, que na semana passada era considerado de risco gravíssimo, teve a classificação reduzida para risco grave, mas com nota 3,0, o que significa que a região está no limite entre grave e gravíssimo.