Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
14/10/2020 às 13h35min - Atualizada em 14/10/2020 às 13h35min

Médica alerta sobre casos de câncer em mulheres

Ao manifestar os sintomas a orientação é buscar atendimento médico. Aproveite a Campanha Outubro Rosa

Larissa Dias
Da redação com informações da Rádio Integração
A médica da Secretaria de Saúde de São José do Cedro, Milena Bordin, preocupada com as incidências e aumento de casos de câncer de mama e de colo de útero, alertou a população sobre a prevenção das duas doenças, que ocupam o topo do ranking das causas de morte em mulheres. Ela ressalta que o fato de se enquadrar nos fatores de risco não quer dizer que a mulher irá desenvolver a doença. Eles, entretanto, tendem a favorecer o surgimento.
Fatores de risco para o câncer de mama: ser mulher, alcoolismo, obesidade, primeira menstruação precoce, histórico familiar, menopausa tardia e ter o primeiro filho após os 35 anos. Os sintomas, quando manifestados, se apresentam em forma de nodulações, secreções transparentes ou sanguinolentas no mamilo.
Fatores de risco câncer de colo de útero: infecção pelo HPV, o papiloma vírus humano, que pode ser evitada com a aplicação de uma vacina, histórico sexual da mulher, o tabagismo, a mulher que teve a primeira gestação antes dos 20 anos, além do histórico familiar. A médica explica que o corpo pode não demonstrar sintomas, mas quando aparecem podem ser por meio de corrimento vaginal com odor desagradável, sangramentos irregulares e na relação sexual.
 
Atendimento médico
Milena acrescenta que ao manifestar qualquer um dos sintomas a orientação é buscar atendimento médico. Contudo, ela lembra que, como há casos em que as doenças são silenciosas, a recomendação é ir ao médico e realizar exames como toque das mamas, mamografia e preventivo com regularidade. Uma das oportunidades é a Campanha Outubro Rosa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90