Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
23/10/2020 às 14h08min - Atualizada em 23/10/2020 às 14h08min

O que são crenças limitantes?

Coluna de opinião do jornal impresso

Larissa Dias
Da redação
Você saberia falar sobre crenças limitantes? Hoje quero falar sobre esse assunto, muitas pessoas não conseguem alcançar metas objetivos porque trazem crenças limitantes junto desde a infância. Como o próprio nome diz, as crenças limitantes são aquelas que nos impedem de ser felizes, de realizar nossos sonhos, de alavancar nossa carreira e melhorar de vida. Em outras palavras, são crenças que te impedem de avançar antes mesmo de você tentar alguma coisa.
Por exemplo, imagine uma pessoa que sonha em viver uma vida melhor, ganhar mais dinheiro e comprar a sua própria casa. Porém, a sua família, de origem humilde, sempre te “cortou as asas”, dizendo que a vida é muito difícil, que ela nunca vai conseguir enriquecer. diz que você deve se conformar com aquilo que tem, pois é muito difícil subir na vida.
Sabemos que essa é, realmente, uma situação muito difícil. O sonho é grande e o caminho é longo — ainda que esteja longe de ser impossível, mesmo assim, de tanto ouvir a família repetir aquilo, a pessoa se convence de que não há, de fato, como mudar de vida, por isso, sequer tenta, seu sonho morre ali mesmo.
Olhando para sua vida hoje, você se considera uma pessoa realizada? Ou ainda falta muito para uma vida extraordinária? Para mudar essa realidade, e necessário mudar primeiramente suas crenças. Existem três tipos de crenças, crença de identidade – crença de capacidade- crença de merecimento.
Crença de identidade: determina quem você é.
Crença de capacidade: Estabelece o que você faz.
Crença de merecimento; determina o que você pode vir a ter.
Cada uma dessas crenças estão relacionadas com o que eu, SOU, FAÇO e TENHO.
 
Exemplos de crenças limitantes
“Nunca vou conseguir dinheiro suficiente” ou “não tenho dinheiro para nada”; “Só é possível ganhar dinheiro fazendo coisas erradas”; “Não tenho tempo para nada”; “Não sou bom o suficiente”; “Não sei tudo o que preciso”; “Não consigo aprender isso”; “Nunca vou conseguir alcançar meus objetivos ou realizar meus sonhos”; “Tudo precisa ser perfeito”;
“Não consigo me organizar”; “Eu não mereço sucesso ou coisas boas”; “Não sei como resolver esse problema”; “Eu não posso / não consigo / não sei fazer isso”; “Sou muito velho para isso”; “É melhor dar do que receber”; “Sem trabalho duro não se consegue nada”; “Os outros precisam mudar para minha vida melhorar”; “Estou destinado a essa vida e a ser desse jeito porque essa é a situação da minha família e por isso, é a minha”.
Aqui citei algumas crenças mais são inúmeras, se você tem alguma dessas crenças limitantes, procure urgentemente mudar, para alcançar seus objetivos.
 
Por Luziane Niedermaier 
Coach Integral Sistêmico
Consultório em Palma Sola, para mais informações: (49) 9 9191-7195 ou pelo e-mail: [email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90