Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
19/12/2020 às 10h08min - Atualizada em 19/12/2020 às 10h08min

O valor do Natal para as crianças

A criança que aprende valores torna-se multiplicadora potencial para um mundo cada vez melhor e menos desigual em oportunidades

Da redação
Na época de Natal, o consumismo se torna algo muito perigoso. A mídia exaustivamente aproveita para incentivar a comprar, comprar, comprar. Hoje, as crianças não se contentam apenas com um presente pedido ao Papai Noel, mas fazem listas de brinquedos enormes e se frustram quando não recebem. E é justamente nessa época que vemos as grandes diferenças entre as famílias; muitas não têm sequer o que comer e outras se esbanjam em coisas supérfluas.
O psiquiatra e escritor Augusto Cury escreveu: “É um crime estimular a emoção das crianças para um consumo desenfreado. Elas têm pouco filtro intelectual, reagem sem pensar. Têm, portanto, uma capacidade de escolha em formação. Crianças e pré-adolescentes precisam ter infância e consumir mais alegria, aventuras, desafios, e menos produtos. Empresas, inclusive programas infantis, que massacram as crianças para consumir, têm uma dívida impagável com a humanidade”.
A doação e preocupação com o próximo deve ser ensinado às crianças desde cedo, inclusive durante o Natal. Preparar sacolinhas de roupas, calçados, brinquedos e guloseimas para crianças carentes é uma forma de ensiná-los o verdadeiro sentido natalino. Você pode pedir ajuda do seu filho para comprar e montar as sacolinhas, ou ainda pedir que ele te ajude a separar brinquedos e roupas que ele não usa mais, e que estejam em boas condições, para serem doados.
No começo não será fácil para a criança entender que entramos nas lojas para comprar algo que não seja para ela, ou aceitar que precise se desfazer de algo que já é seu, mas é importante conversar e mostrar que não é só ela que gosta de brincar. Ela acabará aceitando e ainda ajudará a escolher os presentes. O momento de maior aprendizado com certeza será a participação do seu filho na entrega dos brinquedos e roupas às crianças carentes. A época do Natal é uma oportunidade muito importante para os pais ensinarem seus filhos sobre os prejuízos que envolvem o consumismo exagerado. 
Até mesmo na hora da montagem da árvore de Natal e do presépio, são momentos importantes de ensino, explicando cada significado de cada enfeite e personagens. Nessa hora, cabe aos pais ensinarem até mesmo as crianças menores, que a árvore não está ali apenas para que os presentes sejam colocados embaixo dela. Não é preciso passar valores negativos em relação aos presentes. Muito pelo contrário, a troca de presentes mostra o valor da confraternização, da troca de carinho e amor.
Os pais podem até mesmo fazer lembrancinhas com os filhos para entregarem aos familiares. O ensino em dividir e doar vai mostrar à criança a importância em prestar atenção ao sentimento e dores de outras pessoas, no respeito aos idosos e aos animais de estimação. A criança que aprende valores torna-se multiplicadora potencial para um mundo cada vez melhor.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90