11/02/2021 às 08h11min - Atualizada em 11/02/2021 às 08h11min
“O difícil vai ser os pequenos respeitarem o distanciamento”
A declaração é da diretora do Colégio Cedrense, Marta Frare, que falou ao Sentinela sobre a diferença do decreto para o ensino médio inovador
Da redação
Faltam menos de dez dias para o retorno das aulas presenciais em Santa Catarina. O que mais se fala é disso! E em meio a tantos conteúdos a respeito, o jornal Sentinela respalda nesta semana como será o funcionamento da Escola de Educação Básica Cedrense de São José do Cedro, que como tantas outras, diferente da rede estadual de Palma Sola, possui o ensino médio inovador, em tempo integral.
De acordo com a diretora Marta Heliane Frare, que atua no cargo há pouco mais de um ano, a pandemia fez com que o ensino se reinventasse. A escola possui 470 estudantes, entre eles o ensino fundamental (6º ao 9º ano), ensino médio inovador e ensino médio noturno (regular). Neste ano, todos estudarão apenas num período, dessemelhante a 2019, em que os alunos permaneciam no educandário o dia todo, duas vezes na semana.
O ano de 2020, segundo Marta, foi um período atípico, de aulas remotas, algo que não acontece normalmente. Para ela, todos precisaram aprender a usar uma plataforma confusa, cheia de detalhes, que foi muito importante para muitos estudantes aprenderem o conteúdo. “Buscamos fazer com que todos aprendessem o máximo possível. Os alunos que não tinham acesso à internet buscavam os trabalhos impressos e aqueles que não fizeram nenhuma atividade, passaram pelo processo de ‘busca ativa’, onde a escola entrou em contato com todos os responsáveis, levando as atividades até a casa”, lembra.
Ela declara que a classe seguirá o decreto de volta as aulas proposto pelo Estado, com “Tempo Casa”, onde as atividades podem ser realizadas com ou sem a mediação por tecnologias digitais, e “Tempo Escola”, que consiste no atendimento presencial na unidade escolar, com turmas subdivididas em grupos. Salienta que no ensino médio inovador, as aulas serão pela manhã presencial e a tarde, momento das eletivas, on-line. “Os alunos permaneciam na escola duas vezes na semana, para concluir as eletivas a tarde. Mas para não haver aglomeração no meio dia, será dessa forma”, esclarece.
Mudanças e dificuldades
As eletivas serão ministradas por professores distintos, proporcionados pelo Estado, da mesma forma que funcionará com os que escolherem a forma remota. Portanto, os pais que optarem pelo ensino totalmente on-line (remoto), terão que assinar um termo de compromisso há cada 15 dias. “Os professores estão organizando a escola para a volta dos alunos, há muitos protocolos a serem seguidos. Será um desafio muito grande!”, frisa.
Marta retrata que a maior dificuldade será fazer os alunos respeitarem o distanciamento, pois todos, principalmente os mais novos, adoram se abraçar, correr, brincar e se reunir na hora do lanche, detalhes que não poderão acontecer. Ela comenta que neste ano, mesmo sendo uma semana na escola e outra não, os alunos conseguirão aprender mais do conteúdo, diferente do ano passado, que não tinham contato direto com os professores.
O planejamento da escola espera começar o ano letivo fazendo uma revisão do que foi ensinado em 2020, para que os alunos possam entender melhor o assunto e compreender mais rápido os próximos. Num primeiro momento, as atividades diferenciadas, que eram comuns no colégio, estão previstas para o segundo semestre, se tudo ocorrer bem. Seguiam de viagens e passeios de estudo, que aconteciam praticamente todos os meses.