Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
20/02/2021 às 09h01min - Atualizada em 20/02/2021 às 09h01min

Kit Gin faz sucesso em Guarujá do Sul

A empresária e proprietária do Auto Posto Guarujá, Jaqueline Werner, ao lado de Fernanda Bosa, comercializa o produto a cerca de R$ 60

Da redação
Segundo o dicionário Michaelis, a palavra “artesanato” pode ser definida como: arte e técnica do trabalho manual realizado por um artesão; método de trabalho que alia utilitarismo à arte. Esta definição é muito elucidativa para entender a importância da criação artesanal atualmente. O artesão é alguém que combina “o utilitarismo”, ou seja, a utilidade, serventia e usabilidade, com a “arte” – o sublime, o belo, o emocional.
Compreender a importância deste ofício é aprender sobre a dinâmica de uma cultura, especialmente a cultura brasileira, em toda sua complexidade e beleza. Segundo a pesquisadora e curadora Adélia Borges, o brasileiro ainda enxerga o produto artesanal como algo rude, primitivo e pouco complexo. Se por um lado temos uma desvalorização do fazer artesanal, por outro vivemos uma expansão das técnicas, modelos, estilos e materiais. A variedade de trabalhos e artesãos dedicados à sua arte, ajuda a manter essa forma de expressão em seu lugar de destaque como modificadora da sociedade.
Explorando o assunto, o Sentinela entrevistou a guarujaense e proprietária da empresa “Mimos da Fer”, Fernanda Bosa, de 30 anos, que concordou com a citação, exclamando sua paixão pelo método. “Sempre gostei de tecidos, fitas e tudo que envolve o artesanato. Quando pequena, meu incentivo estava em minha nova, que me ensinou a costurar”, comenta ressaltando que foi encorajada pelos amigos a divulgar seus trabalhos nas redes sociais, dando vida ao seu pequeno ateliê.
 
Kit Gin
Fernanda trabalha também no Auto Posto Guarujá, e ao lado da proprietária Jaqueline Werner produz e comercializa kits de gin. Cita que as duas sempre gostaram de trabalhar juntas, criar projetos e decorar o posto para o Natal. “Quando decorávamos, tirávamos fotos e publicávamos nas redes sociais, as pessoas questionavam se fazíamos todas aquelas decorações para vender. Foi ai que a Jaque viu a oportunidade de criarmos algo novo, que pouco se encontra na região; como o kit, já que somos apreciadoras da bebida”, esclarece.
Atualmente, o Gin está entre as bebidas de sucesso, devido a sua sofisticação através de uma mistura com especiarias variadas. Para quem gosta de variar o modo clássico de beber, substituindo bebidas por drinks, esta é uma ótima opção. Para a montagem, as guarujaenses adquirem os acessórios necessários. As duas decoram e comercializam, usufruindo do trabalho para alcançar mais clientes. Segundo Fer, os preços giram em torno de R$ 60 e as entregas também são feitas em municípios vizinhos.
 
Mimos da Fer
Apesar da falta de tempo, a artesã consegue confeccionar suas peças e entregar na data combinada, prezando sempre o compromisso com o cliente. Sempre criava seus artesanatos para si e, com o tempo, passou a ser questionada pelos amigos sobre a possibilidade de fazer para a venda. Impressionada pela quantidade de encomendas que recebia após a divulgação dos mesmos, buscou fazer cursos, entre eles, trabalhos em feltro e tricotin.
“Estou priorizando essas duas técnicas. Não consigo englobar outras, pois prefiro focar no que envolve a costura”, explica ressaltando que também produz guirlandas de natal, enfeites de porta, lembrancinhas de batizado, kit lavabo, móbiles para berços e porta retrato personalizados. Finaliza explicando que cada produto varia conforme o desejo do cliente.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90