Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
22/02/2021 às 08h12min - Atualizada em 22/02/2021 às 08h12min

“Iniciamos propondo informatização”

Claudete Junges projeta trabalho como presidente da Câmara de Vereadores de Anchieta e descreve transparência como princípio fundamental

Da redação
A orientadora pedagógica e vereadora petista, Claudete Teresinha Junges, de 44 anos, foi eleita presidente da 14ª legislatura da Câmara de Vereadores de Anchieta. Em entrevista ao Sentinela, avaliou o cenário e projetou o trabalho da Casa Legislativa, que teve profunda mudança nos integrantes, abrindo espaço para novas lideranças. Este é seu terceiro mandato como vereadora e segundo como presidente.
Segundo ela, a segunda sessão deste ano foi marcada pelo Projeto de Resolução Nº 03 de 2021, que aposta na tecnologia de informação para dar mais agilidade ao processo legislativo e eliminar a utilização de papéis na tramitação dos projetos de leis e outros documentos de parecer da instituição e dos parlamentares. A ideia já foi aprovada e, agora, as moções, leis, indicações ao darem entrada na Câmara, serão registrados no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e enviadas aos vereadores pelo WhatsApp e e-mail.
“Aprovamos na mesma resolução a possibilidade de transmissão das sessões por mídia social. Estamos trabalhando na aquisição de equipamentos necessários para a ação”, afirma ressaltando que essa inovação colocará o Legislativo em conformidade com os avanços tecnológicos visualizados nos últimos anos. Também leva em consideração os desperdícios de recursos naturais.
 
Um novo olhar
Sobre o comando das comissões e o governo possuir a maioria das cadeiras, Junges foi segura e categórica, afirmando que cada parlamentar, dentro da Câmara de Vereadores, precisa desenvolver seu papel diante da comunidade. “Eu percebo e acho que a política é um espaço muito importante de atuação, de pessoas sérias e comprometidas com o bem comum e com a sociedade. Foi por esse motivo que quis concorrer novamente”, conclui.
Claudete reconhece a importância do Partido dos Trabalhadores (PT) na sua candidatura e da coligação formada com o Partido Liberal (PL). Ressalta que ambos planejam diversas proposições, que modificarão o processo legislativo e repercutirão ao município. Reforça que deseja tornar Anchieta uma cidade melhor, proporcionando melhor qualidade de vida aos anchietenses e fomentando o investimento no município.
Para isso, segundo ela, o foco deve ser direcionado à Educação, Saúde, e Infraestrutura. “Acreditamos em fazer políticas cada vez melhores, dentro das possibilidades e realidades que temos aqui, buscando também deputados e auxílio exterior”, sobressai.
 
Perspectivas para o mandato
Como vereadora, a anchietense pretende executar diversos projetos referentes a Educação, sua área de atuação. Além disso, está inserida em movimentos sociais e de mulheres, planejando desenvolver políticas de incentivo para que ambos tenham envolvimento na gestão e crescimento do Legislativo. Centraliza que o poder feminino deve ter espaço nas decisões e movimentações políticas.
“Desejo, para o futuro, que as mulheres possam assumir 50% dos espaços do Legislativo e Executivo. Almejo que todas representem bem, e não só estejam envolvidas”, enfatiza explicando que estará propondo ações neste sentido. “Eu penso que a força das pessoas, que buscam algo maior para vida e sociedade, ela está na organização. Os movimentos sociais são espaços para isso. Temos várias ideias, queremos fazer um mandato participativo, ouvindo as pessoas”, completa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90