Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
03/08/2021 às 09h40min - Atualizada em 03/08/2021 às 09h40min

Projeto Guardai as Guardiãs

Mulheres camponesas e artesãs que fazem parte da história de Anchieta foram fotografadas e eternizadas em um álbum que fará parte museu

Da redação
Divulgação: O projeto Guardai as Guardiãs, consiste em um álbum, que fará parte do museu municipal Geremina Milan.
Camila França é retratista e morou em Anchieta por quase três anos. Desde que chegou no município ela ouvia falar do cultivo e da festa das sementes crioulas. “Sempre quis ver as mulheres por trás desse cultivo, quem eram as guardiãs dessas sementes, então foi crescendo em mim a vontade de fotografar as mulheres camponesas” conta Camila.
Na sequência veio a pandemia e a lei emergencial a cultura Aldir Blanc. “Quando me inscrevi quis desenvolver o projeto com essas mulheres camponesas, não sabia como, mas faria algo dedicado a elas. Até porque com a pandemia não teve festa das sementes crioulas e sem a festa elas não seriam vistas. Tinha que fazer algo pra enaltecer essas mulheres. Surgiu então, a ideia de fazer um álbum, até porque a contrapartida com a lei Aldir Blanc era fazer algo para a cidade. Soube que o município tinha voltado sua atenção ao museu municipal Geremina Milan, ele não tinha muitos itens. Então o álbum seria feito e teria onde ficar” explica Camila.
Foram quatro dias visitando as mulheres. “Ao todo seriam 10 mulheres fotografadas, mas como uma delas estava com a fila e a neta, 12 fizeram parte do álbum” conta a retratista.
Essa foi a primeira vez que Camila fez um álbum grande, com uma capa de madeira. “Já havia feito mini álbuns para clientes em ocasiões como festas de 15 anos e casamentos. Mas nunca tinha feito um projeto autoral, nem visto minhas fotos tão grandes” explica ela.
Atualmente Camila não mora mais em Anchieta, mas foi uma felicidade entregar o álbum a cidade que foi seu lar. “Fiquei muito feliz entregando o álbum antes de ir embora. Morei em Anchieta por três anos e pude deixar esse lindo presente ao museu, eternizando as mulheres, que de certa forma todos conhecem e admiram” finaliza Camila.
 
Exposição Guardai as Guardiãs
A gerente de educação e responsável pela cultura, Simone Graczk explica que o álbum não é parte da exposição permanente do museu. “O Álbum é parte de uma exposição voltada para as mulheres que fazem parte da história do município. Camila também irá disponibilizar para nós as fotos digitais das mulheres. São fotos lindas que farão parte de nossa exposição digital, um projeto que temos para o futuro do museu” explica Simone.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90