Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
14/04/2022 às 11h38min - Atualizada em 14/04/2022 às 11h38min

Síndrome do esgotamento profissional

A psicóloga Alessandra Ludwig explica o que é Burnout e as consequências do estresse acumulado

Da redação
Divulgação
Longas horas de trabalho, prazos curtos, acúmulo de funções e cobranças são situações estressantes, porém comuns na rotina da maioria dos trabalhadores. Mas o que acontece quando o estresse vira uma doença? Segundo a psicóloga Alessandra Ludwig, a consequência direta do estresse acumulado, é o Burnout.
“É um estresse relacionado ao trabalho, que quando não é bem gerenciado se torna crônico e dá origem ao que chamamos de Síndrome de Burnout. Lembrando que o estresse é uma resposta natural do nosso corpo”, explica a psicóloga.
Traduzindo, “burnout” significa queimar de dentro pra fora. Refere-se à síndrome do esgotamento profissional, descrita como uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda se relaciona com a cronificação, que ocorre quando vivemos níveis elevados de estresse constantemente. As consequências diretas do burnout são o sentimento de exaustão e falta de energia, aumento do distanciamento do trabalho e redução da eficácia profissional.
No Brasil, cerca de 30% dos trabalhadores irão apresentar burnout. “Existem três estágios do burnout. Primeiro a pessoa começa a trabalhar muitas horas por dia, muitas vezes negligenciando o próprio cuidado, como não preparar o almoço e dormir pouco. Na sequência a pessoa passa para o estágio de irritabilidade e ansiedade, onde começa a sentir raiva dos colegas ou coisas muito simples da rotina de trabalho. Isso segue até que a pessoa chegue ao estágio de exaustão e apatia. Fica sem energia emocional, física e comportamental. Não consegue identificar momentos bons no dia a dia. São fases que podem ser identificadas juntas ou em ordem diferente”, ressalta Alessandra.
O burnout não é somente estresse relacionado ao trabalho, mas um desequilíbrio entre os fatores estressantes do trabalho e a falta de fatores protetores, ou seja, lazer e bem-estar.
 
Causas
Alessandra explica que possíveis causas estão relacionadas com a nossa cultura. Observa-se um aumento das horas de trabalho, pois com a tecnologia, o trabalho ultrapassou as fronteiras de horários e dias da semana. “Muitos de nós respondem mensagens relacionadas ao trabalho nos finais de semana, à noite ou em momentos de lazer. Não impomos limites entre horários para família, lazer e trabalho. Outras causas estão na necessidade de aprimoramento contínuo, ou relacionadas à característica de cada pessoa”, explica a psicóloga.
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Microsoft, desde fevereiro de 2020, o tempo semanal em reuniões para os usuários do Teams (plataforma de bate-papo e videoconferências) aumentou 252%. Já os chats enviados por pessoa aumentaram 32% desde março de 2020. O período de trabalho aumentou, globalmente, sendo que o trabalho pós expediente e nos finais de semana aumentaram 28% e 14%, respectivamente.
 
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito por médico psiquiatra ou psicólogo, através dos sintomas relatados pelo paciente, história pessoal e da vida atual.
Os sintomas estão relacionados a fatores emocionais – distanciamento emocional ansiedade, irritabilidade, baixa autoestima, dificuldade de concentração, sentimento de apatia, sensação de impotência –, físicos – dores de cabeça e musculares, distúrbios de sono, até problemas cardíacos – e comportamentais – ausência no trabalho, queda na produtividade e comprometimento, isolamento, agressividade e abandono do trabalho.
“Hoje atendo alguns casos relacionados ao estresse crônico no trabalho, mas são muito pontuais”, relata Alessandra.
 
Tratamento
O tratamento envolve a psicoterapia, e em muitos casos envolve mudança de comportamento e melhor gerenciamento do estresse do paciente. Pode envolver tratamento com medicamento e afastamento do trabalho em casos mais graves.
 
Como a empresa pode contribuir no combate ao burnout?
Prevenir o esgotamento é sempre a melhor opção. Existe dois fatores, chamados protetores e estressores, é necessário ter um equilíbrio entre eles. Os estressores seriam a falta de reconhecimento, respeito e consideração entre os colegas. Já os protetores são atividades que você faz de forma interativa, como um lanche ou café, por exemplo.
“Para prevenir o burnout, a primeira coisa é alinhar três pontos principais: sono de qualidade, prática de atividades físicas e alimentação saudável. Ter momentos de lazer e prazer, praticar atividades ligadas ao bem-estar. Outros pontos importantes são conhecer seus limites, ter um bom relacionamento e reconhecimentos dos chefes e colegas. A empresa deve compreender o propósito do trabalhador, aumentar a cooperação entre os colaboradores, focar no processo de melhoramento dos funcionários, não na perfeição”, explica a psicóloga.
Outra opção é o descanso ativo, descansar se envolvendo em uma atividade mental e fisicamente estimulante, como ginástica laboral. “Também é importante respeitar os horários de fim de semana, folga e fim de expediente”, finaliza Alessandra.
 
 
Alessandra Ludwig é psicóloga há 4 anos. Especializada em avaliação psicológica e direitos humanos, ela atende no Centro Médico Vida, no município de Palma Sola. Para mais informações entre em contato pelos números (49) 9 9931-6729 e (49) 9 9135-1824, ou vá até o Centro Médico Vida, Avenida Crestani, 1330, centro de Palma Sola.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90