Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
09/02/2023 às 11h14min - Atualizada em 09/02/2023 às 11h14min

Convênio com o Hospital continua

É Fake News que hospital não está realizando atendimentos encaminhados pelo posto de Saúde de Palma Sola

Palma Sola
Da redação
Nas últimas semanas, circulou o boato de que a Secretaria de Saúde de Palma Sola não renovou o contrato de prestação de serviços com o Hospital Palma Sola. O secretário de saúde, Juliano Zandoná, e o diretor do Hospital, Thiago Luchezi, afirmam que o boato é inverídico e esclarecem a situação.
“Hoje temos um contrato de repasse de R$ 160 mil mensais com o Hospital, para prestação de serviços de radiografia, ultrassonografia, consultas médicas de urgência e emergência, plantão 24 horas, alguns curativos, suturas, retiradas de corpo estranho, talas engessadas, inalação, cantoplastia, eletrocardiograma, entre outros. Acredito que o mais importante é a questão do atendimento 24 horas de pronto socorro, urgência e emergência”, explica o secretário Juliano.
Agora no início do ano ocorre um aditivo no contrato, um reajuste anual a partir dos índices IGP-M, INPC ou IPCA – o aditivo é feito pelo índice que apresenta a porcentagem mais baixa de reajuste.
Vale ressaltar que o contrato estabelece um número máximo de atendimentos. Para as ultrassonografias, por exemplo, podem ser realizadas 25 por mês, o restante é aditivo/excedente.
“Essas 25 ultrassonografias mensais estão acontecendo no hospital. Estamos priorizando atendimentos de urgência e emergência, como uma apendicite ou pedra na vesícula, por exemplo. Já o que não é considerado urgente, que é eletivo, nós encaminhamos para São Miguel do Oeste e Pato Branco”, ressalta Juliano.
“Para que o hospital possa realizar mais de 25 ultrassonografias mensais nós estamos realizando o credenciamento. Geralmente ele é renovado a cada dois anos. No credenciamento fazemos uma tomada de preço e a empresa se credencia na prefeitura para prestar esse serviço. Para renovar o credenciamento precisamos ter todas as certidões negativas da empresa. Se não há débitos com o Estado, com o Município, com a União, e débitos trabalhistas, nós temos a liberdade para fazer o uso do serviço dessa empresa durante o ano. É um processo burocrático, então, em no máximo 20 dias um número maior de atendimentos pode ser realizado no hospital aqui do município”, enfatiza o secretário.
“Nossa parceria com a Secretaria de Saúde segue mais forte do que nunca. Nosso contrato foi renovado e o credenciamento para atender os excedentes está sendo atualizado, é uma questão burocrática realizada pela prefeitura. Mas de forma alguma estamos deixando de atender quem é encaminhado pelo posto”, enfatiza Thiago.
Resumindo, os atendimentos previstos no contrato estão acontecendo. O que é excedente é pago pelo município, mas fora do contrato, por isso a importância do credenciamento para prestação de serviços.
“Para a comodidade do munícipe, nós desembolsamos o dinheiro para fazer o pagamento desses exames excedentes, realizados no hospital, enquanto, se fosse feito pelo SUS, não seria pago nada, mas aí as pessoas tem que se deslocar para São Miguel do Oeste e elas não querem ir até lá. Acredito que é compreensível, que em algum período, principalmente nos meses de janeiro ou dezembro, para os novos credenciamentos a gente fique algum tempo sem atendimento, ou com atendimento reduzido, por causa do trâmite burocrático, pois ao longo de todo ano nós colocamos esse serviço com excelência para todos. O tempo de espera hoje é de no máximo 20 dias para atendimento que não seja emergencial”, finaliza Juliano.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90