09/02/2023 às 11h14min - Atualizada em 09/02/2023 às 11h14min
Convênio com o Hospital continua
É Fake News que hospital não está realizando atendimentos encaminhados pelo posto de Saúde de Palma Sola
Palma Sola
Da redação
Nas últimas semanas, circulou o boato de que a Secretaria de Saúde de Palma Sola não renovou o contrato de prestação de serviços com o Hospital Palma Sola. O secretário de saúde, Juliano Zandoná, e o diretor do Hospital, Thiago Luchezi, afirmam que o boato é inverídico e esclarecem a situação.
“Hoje temos um contrato de repasse de R$ 160 mil mensais com o Hospital, para prestação de serviços de radiografia, ultrassonografia, consultas médicas de urgência e emergência, plantão 24 horas, alguns curativos, suturas, retiradas de corpo estranho, talas engessadas, inalação, cantoplastia, eletrocardiograma, entre outros. Acredito que o mais importante é a questão do atendimento 24 horas de pronto socorro, urgência e emergência”, explica o secretário Juliano.
Agora no início do ano ocorre um aditivo no contrato, um reajuste anual a partir dos índices IGP-M, INPC ou IPCA – o aditivo é feito pelo índice que apresenta a porcentagem mais baixa de reajuste.
Vale ressaltar que o contrato estabelece um número máximo de atendimentos. Para as ultrassonografias, por exemplo, podem ser realizadas 25 por mês, o restante é aditivo/excedente.
“Essas 25 ultrassonografias mensais estão acontecendo no hospital. Estamos priorizando atendimentos de urgência e emergência, como uma apendicite ou pedra na vesícula, por exemplo. Já o que não é considerado urgente, que é eletivo, nós encaminhamos para São Miguel do Oeste e Pato Branco”, ressalta Juliano.
“Para que o hospital possa realizar mais de 25 ultrassonografias mensais nós estamos realizando o credenciamento. Geralmente ele é renovado a cada dois anos. No credenciamento fazemos uma tomada de preço e a empresa se credencia na prefeitura para prestar esse serviço. Para renovar o credenciamento precisamos ter todas as certidões negativas da empresa. Se não há débitos com o Estado, com o Município, com a União, e débitos trabalhistas, nós temos a liberdade para fazer o uso do serviço dessa empresa durante o ano. É um processo burocrático, então, em no máximo 20 dias um número maior de atendimentos pode ser realizado no hospital aqui do município”, enfatiza o secretário.
“Nossa parceria com a Secretaria de Saúde segue mais forte do que nunca. Nosso contrato foi renovado e o credenciamento para atender os excedentes está sendo atualizado, é uma questão burocrática realizada pela prefeitura. Mas de forma alguma estamos deixando de atender quem é encaminhado pelo posto”, enfatiza Thiago.
Resumindo, os atendimentos previstos no contrato estão acontecendo. O que é excedente é pago pelo município, mas fora do contrato, por isso a importância do credenciamento para prestação de serviços.
“Para a comodidade do munícipe, nós desembolsamos o dinheiro para fazer o pagamento desses exames excedentes, realizados no hospital, enquanto, se fosse feito pelo SUS, não seria pago nada, mas aí as pessoas tem que se deslocar para São Miguel do Oeste e elas não querem ir até lá. Acredito que é compreensível, que em algum período, principalmente nos meses de janeiro ou dezembro, para os novos credenciamentos a gente fique algum tempo sem atendimento, ou com atendimento reduzido, por causa do trâmite burocrático, pois ao longo de todo ano nós colocamos esse serviço com excelência para todos. O tempo de espera hoje é de no máximo 20 dias para atendimento que não seja emergencial”, finaliza Juliano.
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