Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
26/06/2023 às 14h13min - Atualizada em 26/06/2023 às 14h13min

Lentes de contato dental: o que é e como funciona

O dentista Renan Tumelero explica qual a origem das lentes de contato dentais, indicações, contraindicações e a importância de procurar um profissional adequado na hora de mudar o sorriso

Palma Sola
Divulgação
Nas redes sociais são lançadas tendências para tudo, roupas, cortes de cabelo, unhas, casas e até mesmo para dentes. Isso mesmo, dentes. Quanto maiores, mais alinhados e mais brancos melhores e mais bonitos. Na onda dos influenciadores digitais, tem muita gente querendo ter “dentes perfeitos” a qualquer custo e pra ontem. O que poderia resolver com um tratamento ortodôntico ou um clareamento, é substituído pelas facetas de porcelana, as lentes de contato, entre outros tratamentos mais invasivos, que resultam na perda do esmalte do dente, mas podem ser feitos de forma imediata.
O dentista palmassolense Renan Tumelero explica qual a origem das facetas, das lentes de contato, indicações, contraindicações e a importância de procurar um profissional adequado na hora de mudar o sorriso, para evitar problemas e gastos futuros.
 
Origem
Conforme explica Renan, a porcelana é bem antiga, na odontologia, ela começou a ser utilizada para fazer as chamadas coroas, capinhas para o dente. “Quando o paciente quebrava o dente, ou tinha um desgaste, há 20, 30 anos, as restaurações e coroas eram feitas em amálgama, que é escura e até mesmo em ouro. Com a necessidade estética, ou seja, de fazer a coroa da cor do dente, começaram a usar a porcelana, já que as resinas ainda não existiam”.
No começo, era feito um preenchimento em metal e a porcelana servia cobertura para deixar a restauração da cor do dente. Hoje existem várias técnicas, podendo até mesmo utilizar porcelana pura. “Antigamente as coroas eram mais grossas, conforme foi aprimorando a técnica, aprimorando os materiais, elas foram se tornando mais finas, aí veio a comparação das coroas com as lentes de contato oculares, pois a espessura é muito fina. Tudo vai evoluindo e hoje, conseguimos substituir e restaurar o dente em porcelana e em resina, cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, cabe escolher qual funciona melhor para resolver o problema do cliente”, enfatiza Renan.  
 
A moda das lentes de contato
Assim como antigamente era moda ter dentes de ouro, hoje a moda da vez são as lentes de contato. Na ânsia de querer ter um sorriso maior, um formato de dente mais bonito, as pessoas acabam colocando as lentes de contato de porcelana, mas é preciso observar alguns pontos. Conforme Renan, o primeiro deles é o alinhamento dos dentes.
“Tem dentes que são muitos pra frente, que são girados, se você for querer consertar tudo com lente de porcelana, o desgaste no dente será maior, nesses casos, o indicado é fazer tratamento com aparelho ortodôntico, para alinhar os dentes. Vale deixar claro que, para por as lentes, sempre vai haver um desgaste, mesmo que seja pequeno. Se você não faz desgaste, pode haver um excesso na espessura de término, no encontro entre dente e gengiva, e quem acaba pagando o pato é a gengiva. Se houver esse excesso, a gengiva pode começar a inflamar”, alerta o dentista. 
É sim possível alinhar os dentes com o desgaste e as lentes de porcelana, mas para isso, há um custo biológico, ou seja, você perde o esmalte do dente. O esmalte é formado lá no desenvolvimento do dente e só o nosso organismo consegue formar esmalte. A partir do momento que o dente nasceu, não há mais formação de esmalte. O que ocorre ao longo da vida, de forma natural, é a perda desse esmalte. No momento em que o dente quebra, em que é feita uma restauração ou desgaste, o esmalte não volta mais. As resinas e a porcelana vieram para substituir o esmalte, mas nem tudo que o ser humano faz é perfeito, então nenhuma delas é igual ao esmalte.
“O esmalte é a coisa mais recente do nosso corpo e ainda assim os dentes podem quebrar ou ser atingidos pelas cáries, imagine então uma porcelana ou uma resina. Digamos que você coloque as lentes de porcelana, dependendo dos cuidados, da higiene bucal, pode haver quebra dessa porcelana ou a infiltração, que é a cárie. Por ser um material de difícil reparo, geralmente é necessário fazer a substituição da lente ou a restauração em resina”, explica.
Outra situação que chega ao consultório de Renan, é a de pessoas querendo ter dentes mais brancos ou com um formato diferente. Nesses casos, não necessariamente as pessoas precisam colocar as lentes, um clareamento ou um reparo em resina podem sanar o problema.
“Temos que orientar sobre a necessidade de fazer. Muitas vezes a pessoa quer mudar o sorriso, mas não precisa ser tão radical. O ser humano tem essa coisa do imediatismo, quando a gente decide fazer uma coisa, tem que ser pra ontem. Com o tratamento ortodôntico, acaba demorando, já com as facetas em resina é tudo muito rápido, em dias ou semanas você tem um sorriso novo, só que vai ter um custo biológico, que é o desgaste do dente, por isso, quando o cliente opta pelas facetas é necessário fazer um planejamento”, enfatiza o dentista.
Toda a técnica tem pré-requisitos que devem ser obedecidos para que haja maior longevidade. Um desses requisitos é a espessura mínima do material, para que ele seja durável, ou seja, é necessário fazer o desgaste do dente para o encaixe das lentes. Outra situação é o alinhamento dos dentes, quando o paciente não tem uma boa relação entre os dentes, é indicado utilizar primeiro a ortodontia, para que o encaixe dos dentes e da mordida fique alinhado, evitando quebras e desgastes por pressão. “Os dentes são feitos para suportar a mastigação, mas se só alguns dentes tão recebendo esse toque, esse impacto, ou desgaste ou quebra e não vai ter longevidade, que é o que todos querem”, acrescenta.
Renan fala ainda da durabilidade das lentes em porcelana, a maior causa de perda de porcelana e restaurações em resina são as infiltrações, as cáries. Isso vai muito da higiene do paciente. “Alguns profissionais falam da durabilidade da porcelana, que é em média de 10 anos, mas existem várias exceções. Quando o paciente desenvolve bruxismo por exemplo, onde os dentes são pressionados uns contra os outros, isso vai gerar danos então em alguma época da vida o paciente precisará trocar a faceta”, explica.  
“Seja em resina, seja em porcelana, elas tão ali pra devolver algo que foi perdido, muitas vezes uma pessoa que é influenciadora, ela não tem conhecimento técnico e acaba induzindo as pessoas a fazerem um certo procedimento. Não podemos generalizar isso, nem sempre o procedimento que funciona para uma pessoa vai funcionar para outra. Se a pessoa tem o dente bonito, alinhado, mas tem uma borda irregular que desgastou, há outras alternativas que podem ser mais vantajosas do que as lentes de porcelana. Por isso é importante procurar um profissional, que vai te indicar a melhor técnica, a melhor maneira de fazer para que haja menor perda biológica e longevidade”, finaliza o dentista.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90