Divulgação No mês de outubro ocorreu a campanha Outubro Rosa, dedicada à saúde da mulher, agora no mês de novembro acontece a campanha Novembro Azul, dedicada à prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, especialmente a prevenção ao câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.
“Realizamos uma atividade diferenciada para as mulheres no mês de outubro e os homens vieram até nós, questionando se seria realizada uma atividade para eles. Vamos sim”, a afirmação é da secretária de saúde de Palma Sola, Elizandra da Silva. Conforme ela, no dia 23 de outubro foi realizada uma palestra show para as mulheres, que contou com sorteio de brindes e coffee break.
Para os homens, acontece uma programação interna, que conta com atendimento dos quatro ESF (Estratégia de Saúde da Família) ao meio-dia (das 11h às 13h) para atender os homens que trabalham e não conseguem ir até o posto e horário comercial. Além das consultas médicas, podem ser solicitados os exames preventivos de câncer de próstata, como o Antígeno Prostático Específico (PSA), ultrassom e em caso de necessidade o encaminhamento ao urologista. O atendimento em horário diferenciado se estende no mês de dezembro, mediante agendamento.
Além disso, no dia 14 acontece um evento para os homens, que contará com palestra sobre saúde do homem com um profissional médico de Francisco Beltrão, bingo e o sorteio de brindes arrecadados junto ao comércio local, que tem sido parceiro da Secretaria de Saúde.
“Precisamos ser criativos e achar maneiras de trazer não só os homens, mas a população em geral para as nossas palestras preventivas. Temos usado muito a criatividade e nossa equipe tem abraçado de uma forma lindas as causas, tanto as internas quanto as agentes de saúde, que fazem um trabalho ótimo para agregar a população nas nossas campanhas”, acrescenta Elizandra.
O câncer de próstata O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.
O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Não há recomendação para rastreamento (exames de rotina) do câncer de próstata, uma vez que as evidências atualmente disponíveis apontam para balanço desfavorável entre os riscos e benefícios para a saúde dos homens. Caso o homem deseje realizar esses exames, deve-se realizar a decisão compartilhada, após o profissional de saúde conversar sobre todos os possíveis riscos do rastreamento.
Diagnóstico do câncer de próstata Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.
Como se proteger do câncer de próstata? Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. No entanto, destacamos a importância de adotar diversos hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico.