Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
29/01/2024 às 09h56min - Atualizada em 29/01/2024 às 09h56min

HEMOSC sinaliza criação de unidade em SMO

O anúncio é do presidente da ALESC, Mauro de Nadal (MDB). Conforme ele, o parecer favorável para implantação do hemocentro foi emitido pela equipe técnica da HEMOSC

Região
Divulgação
O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), deputado Mauro de Nadal (MDB), informa que após uma década de luta, o sonho antigo de implementar uma unidade de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) em São Miguel do Oeste, sairá do papel. O primeiro passo para que esse sonho se concretize foi o parecer favorável da equipe técnica para implantação do hemocentro, que vai beneficiar 21 municípios do Extremo Oeste.
“Essa luta iniciou há muitos anos, com vários encaminhamentos realizados junto ao Governo do Estado de Santa Catarina e à Secretaria Estadual de Saúde, encaminhamento esse, que é endossado por todos secretários municipais de saúde da grande região de São Miguel do Oeste. Há época, prefeitos e vereadores se mobilizaram. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso também estava mobilizado para a implantação desse centro de coleta e distribuição de sangue em São Miguel”, lembra Mauro.
Todo abastecimento de sangue para os hospitais da região depende do hemocentro de Chapecó, que geograficamente está longe de Itapiranga e Dionísio Cerqueira, por exemplo. Mauro reforma que com a HEMOSC em São Miguel a distribuição de sangue será agilizada, além disso, a maior proximidade facilitará a vida dos doadores de sangue. 
“Temos inúmeros doadores na região de São Miguel do Oeste, que somam em torno de 185 mil pessoas com desejo de ajudar o próximo. Muitos desses doadores, que no passado tinham um trânsito rápido para doar sangue, hoje encontram dificuldades, pois tem que se deslocar até Chapecó para que isso aconteça”, reforça Mauro.
O parecer favorável à implantação do hemocentro em São Miguel, emitido pela equipe técnica do HEMOSC, vem conjugado com inúmeros investimentos importantes pleiteados junto ao governo do estado para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
No mandato passado, Mauro fez aporte de recursos para elaboração de projeto arquitetônico e de engenharia para a obra de ampliação do hospital. “Dias atrás, com o governador Jorginho Mello (PL), realizamos uma reunião e ficou definido que, tão logo esteja pronta a primeira etapa do projeto, o governo vai liberar o recurso para a licitação. Essa ampliação, em conjunto com a sensibilidade enorme da administração do hospital, ajuda muito na concretização do sonho que é a instalação do HEMOSC”, completa Mauro.
A ampliação do hospital abre possibilidade para implementação de novas especialidades, inclusive de alta complexidade. “Para que esses procedimentos ocorram com maior segurança, precisamos ter um banco de sangue à disposição do nosso profissional médico, certamente a HEMOSC em São Miguel é um ponto positivo para o nosso Extremo Oeste do estado de Santa Catarina”, conclui Mauro. 

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90