Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
15/03/2024 às 15h27min - Atualizada em 15/03/2024 às 15h27min

1º caso de dengue transmitido dentro de Palma Sola

A Secretaria de Saúde de Palma Sola registrou o primeiro caso de dengue autóctone, ou seja, contraído dentro do município

Palma Sola
Da redação com informações da Secretaria de Saúde
Divulgação
A Secretaria de Saúde de Palma Sola registrou o primeiro caso de dengue autóctone, ou seja, contraído dentro do município.
Segundo a secretária de saúde, Elizandra da Silva, o município já confirmou nove pacientes contaminados com dengue, destes, oito contraíram a doença fora de Palma Sola, quando viajaram para outras cidades, por exemplo. “Infelizmente um dos casos foi contraído aqui no nosso município. Isso significa que o mosquito que circula no nosso município já está contaminado com o vírus da dengue”, explica.
Em frente a essa situação, Elizandra pede, em nome da Secretaria de Saúde e da administração municipal, o apoio da população na eliminação dos criadouros, que podem ser encontrados em qualquer local que acumule água, como cisternas, calhas, diversos tipos de lixo/embalagem, até mesmo em cascas de ovos ou frutas, que muitas vezes são descartadas nas hortas.
Elizandra enfatiza que a Secretaria de Saúde não tem como vistoriar pátio por pátio em busca de objetos que acumulem água. É função de cada um cuidar da sua casa e do seu pátio.
“Precisamos que cada munícipe faça a sua parte e elimine possíveis criadouros para que o mosquito não circule. Lembrando que esse cuidado não deve ocorrer apenas na casa da gente, se tenho um terreno baldio é minha obrigação mantê-lo limpo. A partir do momento que tivermos um caso mais grave de dengue, um óbito, recai apenas para a Secretaria de Saúde. A responsabilidade não é unicamente nossa e cada cidadão deve assumir a sua parcela de responsabilidade no combate do mosquito. Peço que cada um tire 10 minutos do seu dia e vistorie o terreno, recolhendo lixos e eliminando possíveis criadouros”, ressalta a secretária.
 
Possíveis criadouros
Entre os possíveis criadouros estão, reservatórios e cisternas, calhas entupidas, garrafas, lixo e sucatas a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, pratos sob vasos de plantas, bromélias, bambus, entre outros.
O Aedes aegypti coloca seus ovos, preferencialmente, nas paredes de criadouros com água parada, bem próximo à superfície da água, onde o ovo pode permanecer grudado. Daí a importância de lavar com frequência, com escova e sabão, as paredes dos recipientes que não podem ser eliminados, a exemplo dos potes de água dos animais domésticos. 
 
Prevenção
Elizandra também pede que a população se previna, utilizando repelente diariamente. “É uma das formas de evitar o mosquito. Peço ainda, que a população venha até o posto de saúde quando apresentar algum dos sintomas clássicos da dengue. Nossa equipe estará testando os pacientes sintomáticos. Reitero que sozinha, nossa equipe não consegue fazer tudo, então contamos novamente com o apoio de vocês”, conclui.
 
Sintomas clássicos de dengue
  • Febre alta (mais de 38.5ºC).
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90