03/05/2024 às 09h30min - Atualizada em 03/05/2024 às 09h30min
Mudança na coleta de exames
Agendamento, coleta, análise e dispensação de dos exames passam a ser realizados nos laboratórios do município
O Espaço de coleta da Unidade de Saúde dará lugar a nova farmácia básica, que será ampliada. (Foto: Divulgação) A partir de agora as coletas de sangue para realização de exames laboratoriais, que antes eram realizadas na Unidade Básica de Saúde de Palma Sola, passam a ser realizadas diretamente nos laboratórios existentes no município. Além das coletas, agendamentos, análises e entrega de exames ocorrem diretamente nos laboratórios.
Quem explica é a secretária de saúde, Elizandra da Silva. Segundo ela, no ano passado, um dos laboratórios que se credenciou para realizar as análises laboratoriais era de São Miguel do Oeste, então a coleta de sangue era realizada no posto de saúde e as amostras precisavam ser transportadas diariamente para São Miguel, o que ocasionava alguns transtornos.
“Segundo o edital de credenciamento dos laboratórios que fazem as análises dos exames dos nossos pacientes, a coleta deve ser realizada no nosso município. Fizemos valer este parágrafo e como este ano tivemos o credenciamento dos laboratórios Palma Sola e Essencial, ambos aqui de Palma Sola, as coletas passaram a ocorrer diretamente nos laboratórios do município. Nada impede que outros laboratórios se credenciam, porém, eles precisam ter posto e coleta aqui no município”.
Dessa forma, os pacientes saem do posto de saúde com a autorização para realização dos exames – elas são equilibradas para não favorecer mais um laboratório que o outro. O paciente com a autorização agenda o exame diretamente com o laboratório, que faz a coleta, a análise e dispensa os exames.
Ainda de acordo com Elizandra, a expectativa é que os exames sejam realizados de forma mais rápida e que os pacientes tenham mais conforto. “Antes nós realizávamos de 20 a 30 coletas diárias aqui no posto. Os pacientes chegavam às 6h, as coletas começavam às 7h e muitas vezes esses pacientes ficavam até às 9h aguardando para fazer a coleta. Por conta do nosso espaço, muitos tinham que esperar em pé. Hoje ocorrem de 10 a 12 coletas em cada laboratório, então o processo ficou mais ágil, os pacientes não ficam mais tanto tempo esperando para realizar o exame”.
Outro ponto enfatizado por ela, é em relação a retirada dos exames, que também é feita diretamente nos laboratórios, o que traz mais responsabilidade ao paciente. “No ano passado incineramos sete caixas de exames laboratoriais que não foram retirados. Isso representa dinheiro público jogado fora”, destaca.
O posto de coleta na Unidade Básica de Saúde passará por reforma e dará lugar a nova farmácia básica, já que a atual farmácia oferece um espaço reduzido. “Além da melhora na logística e de maior conforto e agilidade para os pacientes que essa mudança na coleta trouxe, conseguimos ampliar nossa farmácia. O objetivo é ter dois guichês para ter mais rapidez para a dispensação de medicamentos”, finaliza Elizandra.