Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
03/05/2024 às 09h30min - Atualizada em 03/05/2024 às 09h30min

Mudança na coleta de exames

Agendamento, coleta, análise e dispensação de dos exames passam a ser realizados nos laboratórios do município

O Espaço de coleta da Unidade de Saúde dará lugar a nova farmácia básica, que será ampliada. (Foto: Divulgação)
A partir de agora as coletas de sangue para realização de exames laboratoriais, que antes eram realizadas na Unidade Básica de Saúde de Palma Sola, passam a ser realizadas diretamente nos laboratórios existentes no município. Além das coletas, agendamentos, análises e entrega de exames ocorrem diretamente nos laboratórios.
Quem explica é a secretária de saúde, Elizandra da Silva. Segundo ela, no ano passado, um dos laboratórios que se credenciou para realizar as análises laboratoriais era de São Miguel do Oeste, então a coleta de sangue era realizada no posto de saúde e as amostras precisavam ser transportadas diariamente para São Miguel, o que ocasionava alguns transtornos.
“Segundo o edital de credenciamento dos laboratórios que fazem as análises dos exames dos nossos pacientes, a coleta deve ser realizada no nosso município. Fizemos valer este parágrafo e como este ano tivemos o credenciamento dos laboratórios Palma Sola e Essencial, ambos aqui de Palma Sola, as coletas passaram a ocorrer diretamente nos laboratórios do município. Nada impede que outros laboratórios se credenciam, porém, eles precisam ter posto e coleta aqui no município”.
Dessa forma, os pacientes saem do posto de saúde com a autorização para realização dos exames – elas são equilibradas para não favorecer mais um laboratório que o outro. O paciente com a autorização agenda o exame diretamente com o laboratório, que faz a coleta, a análise e dispensa os exames.
Ainda de acordo com Elizandra, a expectativa é que os exames sejam realizados de forma mais rápida e que os pacientes tenham mais conforto. “Antes nós realizávamos de 20 a 30 coletas diárias aqui no posto. Os pacientes chegavam às 6h, as coletas começavam às 7h e muitas vezes esses pacientes ficavam até às 9h aguardando para fazer a coleta. Por conta do nosso espaço, muitos tinham que esperar em pé. Hoje ocorrem de 10 a 12 coletas em cada laboratório, então o processo ficou mais ágil, os pacientes não ficam mais tanto tempo esperando para realizar o exame”.
Outro ponto enfatizado por ela, é em relação a retirada dos exames, que também é feita diretamente nos laboratórios, o que traz mais responsabilidade ao paciente. “No ano passado incineramos sete caixas de exames laboratoriais que não foram retirados. Isso representa dinheiro público jogado fora”, destaca.
O posto de coleta na Unidade Básica de Saúde passará por reforma e dará lugar a nova farmácia básica, já que a atual farmácia oferece um espaço reduzido. “Além da melhora na logística e de maior conforto e agilidade para os pacientes que essa mudança na coleta trouxe, conseguimos ampliar nossa farmácia. O objetivo é ter dois guichês para ter mais rapidez para a dispensação de medicamentos”, finaliza Elizandra.
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90