22/05/2024 às 11h35min - Atualizada em 22/05/2024 às 11h35min
Incentivando o cultivo de hortas residenciais
Em 2024 o foco do projeto Terceira Idade na Medida Certa é o cultivo de hortas residenciais, para isso a Secretaria de Saúde realizou uma palestra com os idosos
A palestra teve como foco principal incentivar os idosos a terem uma horta e um canteiro em casa, para que eles possam se alimentar de uma forma mais natural. (Foto: Jessica Rebelatto) A Secretaria de Saúde do município de Campo Erê, através do projeto Terceira Idade na Medida Certa, realizou na quarta-feira, dia 15, uma palestra com o tema "Colhendo Sucesso: Cultivando Hortas Para Uma Vida Sustentável". A palestra foi ministrada pelo professor e engenheiro agrônomo, Igor Kieling Severo.
O projeto iniciou em 2022 com a nutricionista Danielle Martelli Sales de Faria e o educador físico Rodrigo Monti Beller, que são os coordenadores do projeto. Após a pandemia eles perceberam o aumento na demanda de atendimentos aos idosos campoerenses, que se encontravam ansiosos, acima do peso, com problemas de diabetes e hipertensão agravados.
Danielle relata que desde então, com o objetivo de melhorar a saúde dos idosos, todo ano a Secretaria de Saúde inclui ações diferenciadas no projeto. Em 2024, o foco tem sido o incentivo ao cultivo de hortas residenciais: “Estamos incentivando os nossos idosos a terem uma horta, um canteiro, para que eles possam ter a suas verduras, hortaliças e chás de uma forma mais natural”, relata a nutricionista.
Com esse incentivo, Danielle acredita que não só haverá melhora na saúde dos idosos, mas também na saúde de seus familiares e como consequência na saúde campoerense.
Após a palestra foram entregues mudas aos idosos participantes e escolas municipais: “Temos uma parceria com o colégio Cedup, foram eles que fizeram todas as mudas”, conta Danielle.
Terceira Idade na Medida Certa O projeto Terceira Idade na Medida Certa foi escolhido por dois anos consecutivos. Em 2023 foi apresentado na 5ª Mostra de Trabalhos de Santa Catarina, em Tubarão e neste ano foi apresentado em Chapecó no Congresso Macrorregional COSEMS/SC - Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Santa Catarina.
Danielle acompanha os idosos uma vez ao mês, faz a avaliação do peso, altura, circunferência e avalia se os participantes perderam ou ganharam peso. Ela também passa orientações nutricionais e estabelece metas para os idosos.
Além de Daniele, quem também acompanha os idosos é o educador físico Rodrigo, que realiza 30 minutos semanais de atividades físicas com os idosos. São realizados alongamentos, caminhadas, algumas brincadeiras com bolas e bambolês.