17/07/2024 às 09h00min - Atualizada em 17/07/2024 às 09h00min

1º seminário Estadual de Proteção e Defesa Civil

A equipe da Defesa Civil de Palma Sola participou do evento, que foi realizado em Caçador-SC e contou com a participação dos membros da Defesa Civil dos municípios catarinenses

Ruthe Kezia - '
Palma Sola
O diretor do meio ambiente, Daniel Delevatti, relata que o principal objetivo do encontro é fortalecer e engajar as equipes de defesa civil para resposta em caso de desastres climáticos. (Foto: Divulgação)
Nos dias 9 e 10, a equipe da Defesa Civil de Palma Sola participou do 1º seminário Estadual de Proteção e Defesa Civil. O evento foi realizado na câmara de vereadores do município de Caçador-SC, sendo organizado pela Defesa Civil de Caçador, FECAM [Federação Catarinense de Municípios] e Colegiado de Defesa Civil.
Segundo o diretor do meio ambiente de Palma Sola, Daniel Felipe Delevatti, no dia 9 a tecnologista de extremos hidrológicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Claudia Albuquerque Linhares, apresentou inovações tecnológicas que aprimoram os alertas antecipados de desastres. Logo após, o diretor de gestão de riscos e adaptação climática da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, Luiz Eduardo Machado, abordou as mudanças climáticas enfrentadas no território catarinense.
“Posteriormente, ocorreu a entrega das medalhas de Mérito do Colegiado de Defesa Civil, a qual o ex-coordenador de defesa civil de Palma Sola, Douglas Fernando Ribeiro, foi agraciado com a medalha em virtude dos serviços prestados para o nosso município e colegiado de defesa civil”, declara Daniel.
Daniel ainda conta que durante a tarde participaram de palestras sobre a história da Defesa Civil e sobre a promoção e prevenção da saúde mental dos profissionais: “O primeiro dia foi finalizado com uma palestra ministrada pela promotora de justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Márcia Denise Bittencourt, que tratou a temática, GEDCLIMA [Grupo Especial de Defesa do Clima] e o papel do Ministério Público de SC na defesa de direitos relacionados a desastres climáticos”.
No dia 10, último dia do seminário, foram apresentadas as experiências de Coordenadores Municipais de Defesa Civil que prestaram auxílio ao Rio Grande do Sul. A Polícia Rodoviária Federal encerrou o evento, com uma palestra sobre o planejamento das ações de emergências para prevenção e resposta.
O evento contou com a participação dos membros da Defesas Civis municipais e estaduais, prefeitos, secretários, polícia estadual, federal e FECAM.
“O principal objetivo do encontro é o fortalecimento das defesas civis municipais, bem como a aproximação para com a defesa civil estadual e o engajamento entre os municípios para resposta em caso de desastres climáticos”, finaliza o diretor do meio ambiente.
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90