17/07/2024 às 09h00min - Atualizada em 17/07/2024 às 09h00min
1º seminário Estadual de Proteção e Defesa Civil
A equipe da Defesa Civil de Palma Sola participou do evento, que foi realizado em Caçador-SC e contou com a participação dos membros da Defesa Civil dos municípios catarinenses
O diretor do meio ambiente, Daniel Delevatti, relata que o principal objetivo do encontro é fortalecer e engajar as equipes de defesa civil para resposta em caso de desastres climáticos. (Foto: Divulgação)
Nos dias 9 e 10, a equipe da Defesa Civil de Palma Sola participou do 1º seminário Estadual de Proteção e Defesa Civil. O evento foi realizado na câmara de vereadores do município de Caçador-SC, sendo organizado pela Defesa Civil de Caçador, FECAM [Federação Catarinense de Municípios] e Colegiado de Defesa Civil. Segundo o diretor do meio ambiente de Palma Sola, Daniel Felipe Delevatti, no dia 9 a tecnologista de extremos hidrológicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Claudia Albuquerque Linhares, apresentou inovações tecnológicas que aprimoram os alertas antecipados de desastres. Logo após, o diretor de gestão de riscos e adaptação climática da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, Luiz Eduardo Machado, abordou as mudanças climáticas enfrentadas no território catarinense. “Posteriormente, ocorreu a entrega das medalhas de Mérito do Colegiado de Defesa Civil, a qual o ex-coordenador de defesa civil de Palma Sola, Douglas Fernando Ribeiro, foi agraciado com a medalha em virtude dos serviços prestados para o nosso município e colegiado de defesa civil”, declara Daniel. Daniel ainda conta que durante a tarde participaram de palestras sobre a história da Defesa Civil e sobre a promoção e prevenção da saúde mental dos profissionais: “O primeiro dia foi finalizado com uma palestra ministrada pela promotora de justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Márcia Denise Bittencourt, que tratou a temática, GEDCLIMA [Grupo Especial de Defesa do Clima] e o papel do Ministério Público de SC na defesa de direitos relacionados a desastres climáticos”. No dia 10, último dia do seminário, foram apresentadas as experiências de Coordenadores Municipais de Defesa Civil que prestaram auxílio ao Rio Grande do Sul. A Polícia Rodoviária Federal encerrou o evento, com uma palestra sobre o planejamento das ações de emergências para prevenção e resposta. O evento contou com a participação dos membros da Defesas Civis municipais e estaduais, prefeitos, secretários, polícia estadual, federal e FECAM. “O principal objetivo do encontro é o fortalecimento das defesas civis municipais, bem como a aproximação para com a defesa civil estadual e o engajamento entre os municípios para resposta em caso de desastres climáticos”, finaliza o diretor do meio ambiente.