27/09/2024 às 15h48min - Atualizada em 27/09/2024 às 15h48min

Cuidando da saúde mental dos palmassolenses

A Secretaria de Saúde organizou palestras que abordaram sobre a importância de buscar ajuda profissional para manter a saúde mental

Ruthe Kezia
Palma Sola
O psicólogo e suicidólogo Abel Petter, abordou sobre a saúde mental em geral, focando em treinar sobre a prevenção de posvenção nas tentativas de suicídio. (Foto: Ruthe Kezia)
A saúde mental é um dos pilares fundamentais do bem-estar das pessoas e precisa ser tratada como prioridade, visto que ela influencia diretamente na qualidade de vida, no desempenho diário e nas relações sociais. Devido ao aumento dos casos de necessidade de tratamento para a saúde mental, a Secretaria de Saúde de Palma Sola organizou palestras e capacitação com o psicólogo e suicidólogo, Abel Petter, no Centro de Eventos Jacob Zandoná.
Abel abordou sobre a saúde mental em geral, focando em informar, prevenir e treinar sobre a prevenção de posvenção [cuidado prestado aos sobreviventes enlutados por um suicídio] nas tentativas de suicídio. Além disso, dissertou sobre os estados mentais presentes no sofrimento,sobre os riscos da internet e a importância do apoio familiar.
Na terça-feira, dia 24, durante o dia, as palestras foram voltadas para os alunos da EEB Claudino Crestani e EEB Catharina Seger. As palestras foram divididas de acordo com a faixa etária, para assim facilitar a didática e abranger de forma mais clara e objetiva os assuntos abordados por Abel.
Na terça à noite, a palestra foi aberta à população. A secretária de saúde, Elizandra da Silva, relata que optaram em abranger todos os palmassolenses, devido aos altos índices de procura por tratamento psicológico e psiquiátrico em Palma Sola. Segundo ela, esse índice aumentou consideravelmente de forma geral no Brasil, principalmente pós-pandemia Covid-19.
Na quarta-feira, dia 25, foi desenvolvido uma capacitação diretamente com os profissionais dos setores de Saúde, Assistência Social e Educação do município, incluído os professores da rede estadual de ensino, pois esses são os primeiros a perceber e acolher as pessoas que estão necessitando de ajuda profissional. Abel abordou a importância do papel dos profissionais no acolhimento e tratamento, para criar esperança na recuperação estrutural da família.
 
Setembro Amarelo
Essas palestras e capacitação fizeram parte da campanha do Setembro Amarelo, que é desenvolvida todos os anos pela Secretaria de Saúde. O desenvolvimento de ações voltadas à saúde mental e à prevenção do suicídio é essencial, pois ajuda a desmistificar os preconceitos que cercam os transtornos mentais, incentivando as pessoas a procurarem ajuda sem medo de julgamento.
Elizandra acrescenta que ao promover iniciativas voltadas à saúde mental, aumenta-se a oferta de suporte como: serviços de aconselhamento, linhas de ajuda e profissionais especializados. Além de que a educação e sensibilização sobre sinais de alerta para transtornos mentais ou comportamentos suicidas, permitem que amigos, familiares e profissionais identifiquem essas questões antes que se agravem.
A secretária informa que essas ações têm como objetivo não apenas prevenir as doenças, mas promover o bem-estar dos palmassolenses, incentivando práticas saudáveis como: exercícios, meditação e construção de redes de apoio, reduzindo assim as taxas de suicídio.
A campanha tem como finalidade incentivar conversas abertas sobre saúde mental, quebrando tabus e ajudando a desestigmatizar o suicídio. Através da campanha, as pessoas que sofrem em silêncio, passam a sentir-se mais confortáveis para falar sobre suas dificuldades, permitindo buscar ajuda. O que reduz o isolamento, um dos fatores que agravam as crises emocionais.
No geral, o impacto dessas ações vai além da prevenção imediata do suicídio, gerando uma cultura de maior aceitação, apoio mútuo e uma abordagem mais humana para lidar com questões de saúde mental. Isso beneficia não apenas aqueles em sofrimento, mas também a comunidade como um todo, tornando-a mais resiliente e unida”, conclui Elizandra da Silva.



 
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90