A turma do Maternal-II da Creche Pró-infância, em Anchieta, viveu uma experiência saborosa e cheia de aprendizado confeccionando de bolachinhas caseiras. Conduzida pelas professoras Elizandra Junges Schenet e a segunda professora Idianara Cavagnoli, a iniciativa envolveu crianças de três anos em cada etapa do preparo, promovendo o desenvolvimento motor, o entendimento de medidas e a importância da higiene.
"Foi bem legal, eles colaboraram bastante, ficaram entusiasmados. Ajudaram a quebrar os ovos, colocar o açúcar, ligar o liquidificador, cada um participou de alguma forma", conta a professora. Antes de iniciar o preparo, as crianças lavaram as mãos e colocaram toucas para evitar que caíssem cabelos na massa, aprendendo, de forma prática e divertida, os cuidados com a higiene alimentar.
Apesar da pouca idade, os pequenos também foram envolvidos no aprendizado sobre medidas e quantidades. “Como são muito pequenos, a gente trabalha de forma lúdica. Desenhei no quadro as xícaras, ovos e colheres para que entendessem o que é ‘meia xícara’ ou ‘duas colheres’”, explicou Elizandra.
A massa foi adaptada para que todos pudessem saborear: uma receita sem glúten e lactose, pensando na inclusão de crianças com restrições alimentares. Enquanto as bolachas assavam, os alunos assistiram a um vídeo e, na hora do lanche, compartilharam os biscoitos com os colegas do Pré 1, com quem dividem o refeitório.
Além das bolachas, a turma se envolveu na confecção das casquinhas de Páscoa, que foram pintadas por eles com tinta e papel crepom. Outro momento lúdico foi a atividade artística com papel toalha e canetinha, onde os alunos borrifaram água para observar as cores se espalharem, estimulando sentidos e coordenação.
As produções farão parte de uma entrega especial: as crianças receberão suas cestinhas durante uma caça aos ovos no parque. “Vai ser um momento marcante. Eles estavam muito entusiasmados com tudo, até ensinaram os pais a colocarem toquinha na cabeça!”, relata