No início de maio, o 7º Fórum TCE Educação, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, reuniu mais de 1.000 participantes em Joinville, entre gestores, diretores e secretários de mais de 200 municípios catarinenses. O evento teve como objetivo principal capacitar os novos gestores para uma administração eficiente dos recursos públicos na área da educação, com foco em temas como transporte escolar, merenda, contratações terceirizadas e prestação de contas.
Durante os três dias de evento, foram apresentados painéis com experiências bem-sucedidas de municípios de Santa Catarina e de outros estados, destacando práticas inovadoras que contribuíram para a melhoria da qualidade do ensino, especialmente na alfabetização e na ampliação do tempo integral nas escolas. Outro ponto de destaque foi a valorização dos profissionais da educação, com ênfase na formação continuada e na realização de concursos públicos para diminuir a rotatividade nas redes de ensino.
Representando Campo Erê, a diretora do Centro de Educação Municipal Irma Roberto Florêncio, Márcia Kaefer, destacou a importância da formação para os gestores: “O desafio maior que percebemos, principalmente após o fórum, é garantir a equidade no acesso à educação. Precisamos de inovação para impactar os índices de aprendizagem, e ainda sentimos reflexos da pandemia, como defasagens e dificuldades de acompanhamento. O apoio pedagógico, o reforço escolar e a presença de um profissional adicional na sala de aula são caminhos necessários para elevar os resultados no nosso município.”
A participação de Campo Erê no fórum reforça o comprometimento do município com a melhoria da educação pública. Segundo Márcia, o evento foi uma oportunidade essencial para troca de experiências, aprendizado e mobilização em torno de soluções que assegurem uma educação mais eficiente, inclusiva e de qualidade para todas as crianças.