Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90

4ª edição do Parlamento Jovem em Anchieta

Iniciativa da Câmara Municipal de Anchieta conta com 32 candidaturas registradas, destes apenas nove foram eleitos vereadores mirins, enquanto outros nove ficaram como suplentes

Ruthe Kezia - Anchieta
21/05/2025 08h00 - Atualizado há 8 horas
4ª edição do Parlamento Jovem em Anchieta
Os alunos se candidataram nas próprias escolas, com direito a campanha e eleição entre os colegas. O projeto oferece aos alunos do 9º ano a oportunidade de conhecer o processo Legislativo (Foto: Divulgação)

A Câmara de Vereadores de Anchieta retomou com força total o Parlamento Jovem, projeto que oferece aos estudantes do 9º ano a oportunidade de vivenciar o processo Legislativo e exercer a representação política em suas comunidades escolares. Em sua 4ª edição, o programa contou com ampla participação dos alunos, com 32 candidaturas registradas em várias escolas do município e um total de nove vereadores mirins eleitos e nove suplentes.

Segundo o presidente da Câmara, Tiago Leandro Moserle (MDB), o número expressivo de participantes surpreendeu positivamente, sendo 20 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil e Fundamental (CMEIF), cinco da Escola Estadual Professor Osni Paulino da Silva (Pops), três na Escola de Ensino Fundamental Padre Reinaldo Stein [escola da Linha Prateleira] e quatro inscritos na Escola de Ensino Fundamental João Café Filho. Tiago destaca que as 32 inscrições mostram o interesse da juventude na política.

Para participar, os estudantes se candidataram nas próprias escolas, com direito a campanha e eleição entre os colegas. A composição final do Parlamento Jovem foi distribuída proporcionalmente entre os colégios: CMEIF [com três representantes], POPS [com três representantes], EEF Padre Reinaldo Stein [com um representante], e EEF João Café Filho [com um representante].

Os mandatos têm duração de um ano, mas no caso dos alunos do 9º ano, que deixam a escola no ano seguinte, a vaga é automaticamente repassada ao suplente. “É uma forma de manter o projeto vivo e dar oportunidades para outros jovens”, explicou Moserle.

 

Apoio institucional e integração com vereadores

Uma das novidades desta edição é o acompanhamento realizado pelos vereadores da Câmara. Cada estudante será apadrinhado por um Legislador Municipal, por meio de um sorteio. “A ideia é que cada vereador atue como mentor. Assim, os jovens terão um apoio mais próximo na construção de ideias, na elaboração de propostas e na compreensão da função Legislativa”, afirmou o presidente.

O Parlamento Jovem não se limita às demandas escolares, os vereadores mirins são incentivados a trazer sugestões e observações de suas comunidades, bairros e grupos sociais. “Eles representam mais que suas escolas. Eles têm voz para levar ao plenário questões que escutam em casa, com amigos e vizinhos. Isso amplia o senso de responsabilidade e pertencimento”, completou Moserle.

 

Formação cidadã e incentivo à vida pública

Mais do que um projeto extracurricular, o Parlamento Jovem é visto pela Câmara como um investimento na formação cidadã e política dos adolescentes. Experiências anteriores já mostraram resultados concretos. “Temos jovens que participaram das edições anteriores e hoje manifestam interesse em seguir a carreira política. Eles já entendem a importância do Legislativo e querem contribuir com a cidade”, celebrou o presidente.

Além de reuniões e sessões internas, os parlamentares jovens também terão a chance de participar de visitas institucionais e trocas de experiências com outros municípios. “Já levamos estudantes a outras cidades, como Palma Sola e até à Assembleia Legislativa. São momentos enriquecedores que mostram como a política pode ser transformadora”, destaca o presidente da Câmara Tiago Moserle.

No dia 30, os nove vereadores mirins serão empossados e irão participar da sua primeira sessão na Câmara de Vereadores.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/D3wRLwEubORIQvZN0RYO0q
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90